Saiba mais
O uso do detector de gás é previsto em lei nas mais diversas atividades que possam colocar em risco a segurança das pessoas.
O gás pode ser fatal quando inalado ou provocar explosões e incêndios de grandes proporções, causando prejuízos materiais e colocando vidas em risco.
A dificuldade está em distinguir a sua presença no ambiente, uma vez que muitos deles são:
- inodoros,
- incolores,
- invisíveis.
Isso significa que se torna necessário contar com o auxílio de equipamentos que possam detectar e informar aos usuários a presença de gases perigosos nos diversos ambientes onde os riscos existam.
Neste post, apresentaremos detalhes do que você precisa saber antes de comprar um detector de gás. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Os diferentes tipos de detector de gás
Existem diferentes tipos de detector de gás, projetados tecnologicamente para identificar a presença das mais variadas substâncias que podem estar em algum ambiente.
Esses equipamentos são desenvolvidos de forma a identificar, através de sensores, a presença de gases que podem ser:
- asfixiantes - dióxido de carbono, nitrogênio e argônio,
- inflamáveis - pentano, estireno e metano,
- tóxicos - gás sulfídrico e monóxido de carbono.
Basicamente, esse equipamento, além da tecnologia embarcada para o monitoramento dos diversos gases existentes, possui duas características:
Detector fixo
O detector fixo de gás é aquele instalado onde a presença de substâncias, como por exemplo amônia em tanques pressurizados, faz parte do processo fabril, mas seu uso é controlado.
O objetivo é monitorar a qualidade do ar contra a presença de gases na atmosfera e detectar de forma imediata quaisquer vazamentos que possam causar problemas.
Instalados em pontos estrategicamente definidos através do estudo de parâmetros pertinentes a cada processo, esses equipamentos detectam os níveis de gases, emitindo avisos e disparando alarmes nos casos em que a qualidade do ar não seja segura para presença humana ou possa causar algum dano no patrimônio, como por exemplo, explosões.
Detector portátil
O detector de gás portátil, para uso pessoal, é aquele que fica preso ao corpo do operador, geralmente no uniforme, desde que esteja no triângulo da respiração detectando eventuais vazamentos de gases à medida que o operador avança pelos locais onde alguma tarefa precisa ser realizada.
Além de serem utilizados em locais onde a presença dos gases são constantes, eles são excelentes opções para ambientes confinados.
Exigidos pela NR-33, esses equipamentos garantem de forma permanente a segurança e saúde dos trabalhadores que possam eventualmente serem expostos a situações de perigo.
Dicas para escolher o detector de gás ideal
A escolha do detector de gás precisa considerar diversas variáveis para poder atender aos objetivos propostos pelo equipamento. Para isso, é preciso que as seguintes ações sejam tomadas:
Identifique a classe de gás necessária
O primeiro passo está em identificar a classe de gás que precisará ser monitorada, uma vez que existem muitos modelos voltados exatamente a determinadas necessidades.
Existem detectores multigás, ou seja, possuem tecnologia para a identificação das diversas classes de gases, no entanto, será preciso contar com especialistas no assunto para que se possa fazer a escolha adequada para os ambientes do seu empreendimento.
Defina qual o tipo de monitoramento será realizado
Outro ponto importante a ser considerado está no tipo de monitoramento que será realizado.
Como vimos, o detector de gás fixo é aquele que ficará instalado em determinado ponto e estará por todo o tempo realizando o monitoramento daquele ambiente.
Já o detector de gás portátil faz parte dos itens de segurança dos profissionais e equipes que precisam circular por ambientes de risco.
Independente disso, o fato é que esses equipamentos precisam estar sempre calibrados, ou seja, regulados de forma a desenvolverem as medições com qualidade e sem erros.
Conte com a General Instruments
Para que sua empresa possa atender a legislação e garantir a segurança dos colaboradores e visitantes das suas instalações, conte com a General Instruments.
Atuando no mercado desde 1989, a empresa fornece as melhores soluções para clientes de todo o Brasil, oferecendo ainda assistência técnica e disponibilizando os serviços de calibração.
Se você ainda tem dúvidas sobre como comprar um detector de gás adequado para a sua empresa, entre em contato conosco e conte com nossa equipe de especialistas. Estamos prontos para conhecer a sua demanda e oferecer o que existe de melhor no mercado!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!