Saiba mais
Os gases industriais são fundamentais para que as tarefas que envolvam a fabricação ou a manutenção de produtos sejam realizadas.
Além de servir como matéria-prima, esses gases também estão associados a processos produtivos e de conservação de mercadorias, como, por exemplo: na refrigeração de ambientes.
Infelizmente, a falta de cuidado, procedimentos equivocados e falhas que podem ocorrer nos recipientes ou ambientes de trabalho são causadores de sérios acidentes, envolvendo prejuízos materiais e colocando vidas em risco.
Esses desastres podem ocorrer em grandes plantas industriais como também em pequenos negócios, onde um cilindro de gás sob pressão pode se transformar em uma arma letal.
Neste post, apresentaremos 3 cuidados indispensáveis que precisam ser observados no manuseio de gases industriais. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Quais são os perigos dos gases industriais?
Os gases industriais são classificados de acordo com as seguintes categorias:
- oxidantes,
- inertes,
- inflamáveis,
- tóxicos e corrosivos.
Oxidantes não são inflamáveis, no entanto, contribuem para a combustão de outros materiais, portanto, dependendo da situação podem ser explosivos.
Os inertes são aqueles que reduzem os níveis de oxigênio em um ambiente, o que significa diminuir as condições de combustão, porém, podem causar grandes danos ao organismo em função dos riscos de asfixia.
Os inflamáveis, como o próprio nome identifica, são aqueles que podem causar sérias explosões e grandes incêndios.
Por fim, os gases tóxicos e corrosivos podem matar a partir da sua inalação.
Principais cuidados com gases industriais
Como se observa, independente do tipo de gases industriais, os cuidados precisam ser redobrados na sua utilização, portanto, a segurança precisa fazer parte das seguintes etapas:
Transporte
A primeira etapa a ser verificada para o transporte de gases industriais diz respeito à verificação se todas as válvulas estão completamente fechadas e não existem vazamentos.
Além disso, é indispensável:
- não deixar os cilindros caírem ou sofrerem impactos,
- desconectá-los de todos os equipamentos (maçaricos, mangueiras, reguladores),
- nunca transportá-los em veículos fechados,
- transporte-os sempre com o capacete de proteção da válvula,
- trabalhe sempre com as mãos e luvas limpas, sem resíduos de óleo ou graxa.
Manuseio
As movimentações dos cilindros que armazenam os gases industriais, também precisam ser realizadas com cuidado e atenção.
Para isso, esteja atento a:
- não utilizá-los como apoio ou rolete para transporte de outras cargas,
- utilização das mangueiras corretas para cada tipo de gás (identificadas pela cor),
- nos casos de vazamento, leve-os imediatamente para locais abertos e ventilados, aguardando que esvaziem,
- movimentá-los sempre com o apoio de carrinhos e presos por correntes.
Com relação ao manuseio, é fundamental que:
- não sejam transferidos gases de um cilindro para outro,
- não seja provocado o aumento da pressão utilizando calor ou chamas,
- jamais deixe produtos em cima dos cilindros, dificultando o fechamento da válvula,
- na abertura dos manômetros, posicione-se sempre na lateral.
Detecção de vazamentos de gás
O uso de detectores de vazamentos de gás são indispensáveis em qualquer situação em que gases industriais estejam sendo armazenados, manuseados, movimentados ou transportados.
Lembre-se sempre que a utilização desses equipamentos pode evitar grandes perdas materiais e salvar vidas, pois, a partir da sua instalação e uso, é possível avaliar constantemente os mais diversos ambientes.
A partir da identificação de qualquer vazamento, alarmes são disparados alertando a equipe responsável para as devidas providências.
O detector de gás também é utilizado para a verificação da quantidade de ar em algum local, evitando que pessoas possam passar mal e desmaiar pela falta de oxigênio, levando-os ao óbito.
Se você ainda tem dúvidas a esse respeito, entre em contato com a General Instruments e conheça as diversas soluções de detectores de gás existentes e qual é a melhor opção para a realidade do seu empreendimento. Estamos prontos para atender a sua demanda!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!