Saiba mais
O detector de chamas é um equipamento fundamental para ambientes onde os riscos de chamas e incêndios existam.
Os espaços industriais são bons exemplos para essa situação, onde existem fatores que podem causar problemas, daí então a necessidade em se localizar rapidamente alguma possível ameaça, para que se possa rapidamente extingui-la.
Além das fábricas, os locais que guardam itens inflamáveis ou que possam colocar em perigo vidas e perdas de materiais podem contar com esse dispositivo e evitar desastres, pois se torna possível identificar em poucos segundos a presença de:
- fogo,
- fumaça,
- calor.
Trata-se, portanto, de um equipamento que, a partir de sensores (raios ultravioletas e infravermelhos), localiza de forma imediata qualquer anormalidade que surja, disparando alarmes e avisos para que providências sejam tomadas.
Neste post, apresentaremos o detector de chamas, um poderoso aliado para os ambientes industriais e depósitos. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Quais são as principais causas de incêndios em indústrias?
Os incêndios nas indústrias normalmente surgem através de três fontes:
- elétrica - equipamentos com defeitos, disjuntores e interruptores,
- térmica - fornos e soldas,
- química - reações que liberam calor.
Como se observa, em alguns casos são situações incontroláveis e que só podem ser eliminadas a partir da ocorrência do evento.
Portanto, por mais que se cuide e se previna, problemas podem acontecer e é preciso ocorrer um reconhecimento imediato da situação para as providências serem tomadas.
Para isso, é necessário contar com ferramentas de monitoramento em locais como depósitos de gases e líquidos inflamáveis, além de ambientes que tenham estocados grandes quantidades de resíduos.
Outra grande vilã dos problemas envolvendo incêndios são as instalações elétricas que podem não suportar as cargas necessárias, ocorrendo um pequeno curto-circuito e causando sérios danos à empresa.
Como o detector de chamas protege sua planta?
O segredo para se evitar um acidente de grandes proporções envolvendo explosões, danos materiais e a exposição de vidas, está em reconhecer imediatamente o início de algum problema, como, por exemplo, o início de um foco de incêndio.
Diante dessa realidade, não se pode contar com a sorte ou que alguém esteja passando exatamente naquele momento para ajudar.
A saída é contar com a tecnologia, onde equipamentos são instalados em locais estratégicos e conseguem, a partir da identificação de calor, fumaça ou fogo, enviar mensagens para os responsáveis e acionar alarmes que coloquem em operação as equipes de socorro.
O detector de chamas salva muitas vidas, evita prejuízos e tragédias que podem tomar proporções inimagináveis.
Vá além do detector de chamas!
Conhecendo a importância do detector de chamas, é também muito importante que outras ações sejam tomadas, evitando, ou pelo menos diminuindo, as chances de incêndios.
Para isso, vale a pena investir também em:
- instalações elétricas de qualidade,
- manutenção preventiva dos equipamentos evitando que venham a apresentar defeitos,
- adequação do armazenamento de gases e líquidos inflamáveis as normas técnicas,
- adoção de medidas de segurança em tarefas que produzem faíscas ou chamas,
- treinamento dos colaboradores para que saibam como agir diante das diversas situações que possam colocar pessoas e ambientes em perigo.
Prevenir e trabalhar sempre à frente do problema pode evitar graves situações e tragédias.
Para isso, seu empreendimento pode contar com as soluções oferecidas pela General Instruments, uma empresa especializada no assunto que pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para as características e particularidades da sua planta.
Acesse nosso site e fique a vontade para conhecer nossas soluções e apresentar suas dúvidas a respeito. Estamos prontos para avaliar as necessidades da sua organização e apresentar a melhor solução!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!