
Saiba mais
O gás propano tem a sua origem a partir do petróleo e do gás natural, sendo utilizado em todo o mundo como combustível para aquecimento e nos processos que envolvem a preparação de alimentos.
Além disso, também serve como combustível para veículos, portanto, trata-se de um gás bastante comum em todo o mundo e muito próximo do dia a dia das pessoas.
Como não poderia ser diferente, cuidados precisam ser tomados para evitar que esse gás cause acidentes, uma vez que ele é:
- incolor,
- inodoro,
- altamente inflamável.
Por curiosidade, o cheiro de gás que se observa nas cozinhas tem a sua origem a partir de outra substância com um odor característico adicionada para facilitar a detecção de vazamento.
Neste post, apresentaremos o detector de propano, uma ferramenta essencial para que acidentes sejam evitados. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Riscos do propano em ambientes comerciais e industriais
Bastante conhecido como gás de cozinha, o propano apresenta muitos riscos a partir de possíveis vazamentos, causando explosões e até mesmo intoxicações nas pessoas que o respirem.
Esse gás se encontra normalmente em estado líquido, armazenado em tanques e cilindros, conhecidos também como botijões ou bujões.
Bastante comum nos ambientes domésticos, ele também é encontrado nas empresas comerciais e industriais, portanto, apesar da segurança que os cilindros oferecem, é de fundamental importância os cuidados com o seu manuseio.
Não são raras as notícias informando a respeito de explosões e incêndios gerados a partir de acidentes com esses recipientes, causando grandes prejuízos materiais, além de óbitos e lesões de graves proporções.
Além disso, o propano ocupa o espaço do ar nos locais fechados e pode provocar asfixia e intoxicação nas pessoas que estejam presentes nesse ambiente, um sério problema que também pode levar pessoas a óbito.
Como o detector de propano funciona e por que é essencial?
(Imagens: Reprodução/General Instruments)
O detector de propano é fundamental nos ambientes onde se verifica a presença de grandes quantidades desse gás.
Esse é o caso de ambientes como:
- indústrias de petróleo e gás,
- distribuidoras de GLP,
- indústrias que utilizam elevada concentração de solventes,
- depósitos ou transportadoras do gás propano,
- cozinhas industriais,
- restaurantes,
- condomínios, etc.
Trata-se de equipamentos que, através de detectores que utilizam tecnologias baseadas no infravermelho (IR) ou de fotoionização (PID), conseguem em segundos identificar vazamentos e emitir avisos da situação para os gestores desses ambientes.
A partir desses sensores, os detectores de propano identificam a situação, antes que ela se torne perigosa, permitindo que ações sejam tomadas de maneira imediata.
Benefícios da instalação de um detector de propano
Não é difícil perceber a necessidade do uso do detector de propano nas instalações onde o uso desse gás é frequente.
O primeiro benefício, a partir da sua implantação, está no atendimento às normas de segurança, já que a legislação passa a ser atendida.
Além disso, os detectores proporcionam um ambiente mais seguro, uma vez que se permite a prevenção de acidentes, pois, em tempo real, torna-se possível identificar alguma não conformidade, podendo serem realizadas ações que minimizem os efeitos causados pelo vazamento.
Se você deseja maiores informações a esse respeito, vale a pena conhecer a General Instruments, uma empresa especializada no assunto que desde 1989 oferece para clientes de todo o Brasil o que existe de mais moderno e eficiente em termos de tecnologias voltadas à detecção de gases.
Entre em contato, apresente suas demandas e solicite um orçamento. Estamos prontos para atender as necessidades específicas do seu projeto!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!