Rua Luís Vaz de Camões, 595 - Mairiporã-SP 11 4419-8400

Item adicionado ao orçamento


Por que é importante calibrar o detector de gás?

Gostou? compartilhe!

Por que é importante calibrar o detector de gás?

Saiba mais

Por que é importante calibrar o detector de gás?

O descuido em não calibrar o detector de gás periodicamente pode causar danos irreparáveis e colocar vidas em perigo.

Imagine como ficaria a situação dos bombeiros se, no atendimento a um incêndio, tudo estivesse pronto para o combate ao fogo e, ao acionar as mangueiras, fosse percebido que não existe água no caminhão.

 

A situação de um detector de gás sem calibração é muito parecida, no entanto, é ainda mais grave, uma vez que os gases muitas vezes são imperceptíveis pelos sentidos humanos e, com isso, um detector não calibrado pode ser fatal.

 

Nesse artigo vamos apresentar a importância em calibrar o detector de gás para a segurança do ambiente e das pessoas que transitam pelo local. Continue lendo e confira!

 

Por que é importante calibrar o detector de gás?

Um detector de gás sem a devida calibração pode apresentar resultados distorcidos, motivando pessoas a adentrarem em ambientes perigosos com alto risco de acidentes ou ainda mascarando problemas.

 

Nesse sentido, calibrar o detector de gás é fundamental.

 

A calibração permite:

 

mpitemporario.com.br/projetos/generalinstruments.com.br/

 

Diminuição de riscos

O detector de gás é utilizado, muitas vezes, em ambientes severos, ou seja, exposto a contaminantes como solventes e silicone.

 

Além disso, a própria exposição aos gases e o tempo de utilização do equipamento pode levá-lo a apresentar resultados distorcidos, mostrando uma concentração de determinado gás que não é a verdadeira.

 

Com um aparelho devidamente calibrado, esse problema tem menor probabilidade de ocorrer e muitos riscos são evitados.

 

Registro confiável

Calibrar o detector de gás é uma tarefa que precisa ser realizada de forma periódica, especialmente, se o equipamento teve contato com produtos químicos ou, no seu manuseio, quaisquer mudanças foram realizadas com relação a sua configuração.

 

Além disso, muitas empresas e algumas normas regulamentadoras exigem que existam registros e controles do equipamento apresentando a data em que foi calibrado.

 

Isso aponta a necessidade de que sejam obedecidas às recomendações do fabricante e a legislação vigente com relação ao assunto e registradas essas informações de manutenção.

 

O bump test (teste de resposta) não é suficiente para a calibração

Ainda é comum pensar que o bump test é suficiente para a calibração e esse é um grande erro.

 

Ele não é suficiente para comprovar se o equipamento está funcionando da maneira adequada.

 

Ainda mais grave é acreditar que o bump test é a própria calibração do equipamento, o que é um equívoco e que pode resultar em problemas muito sérios.

 

A função do bump test é apontar se o detector está respondendo ao gás no qual está sendo testado.

 

No entanto, se o equipamento entrou em contato com óleo, ou outros produtos, sua sensibilidade com a detecção de gases pode estar comprometida.

 

Com que frequência devo calibrar meu detector de gás?

 mpitemporario.com.br/projetos/generalinstruments.com.br//_cdn/ajax

A frequência para calibrar o detector de gás depende do ambiente e das condições que o equipamento foi exposto.

 

Porém, a maioria dos fabricantes de detectores de gases recomendam que a calibração seja executada, pelo menos, a cada seis meses.

 

Onde executar uma calibração confiável?

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme a NR-33 e NBR 16577, a calibração dos detectores de gás deve ser realizada por laboratórios que sejam acreditados pelo CGCRE - INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

 

Tal procedimento proporciona uma maior eficiência nas medições a serem realizadas com detectores de gases.

 

A General Instruments é uma empresa especializada na calibração, comercialização, locação e assistência técnica de detectores de gás, atuando no mercado desde 1989.

 

A empresa possui um completo laboratório de calibração de detectores portáteis e fixos acreditado pelo CGCRE/INMETRO de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CAL 0435, com atuação em todo território nacional.

 

Se sua empresa necessita de serviços para calibrar o detector de gás, acesse nosso site e conheça nossas soluções, estamos prontos para atender a sua necessidade e dar mais segurança à sua operação!

 

(Imagens: divulgação)



Gostou? compartilhe!

Whatsapp General Instruments Whatsapp General Instruments