Saiba mais
O detector de xileno é um importante equipamento de segurança que pode evitar sérios acidentes e graves consequências.
O xileno é um hidrocarboneto aromático constituído a partir de uma mistura de 3 isômeros:
- m-xileno - meta-xileno,
- o-xileno - orto-xileno,
- p-xileno - para-xileno.
Utilizados individualmente como matéria-prima, eles são encontrados em diversos processos industriais, onde são empregados como componentes de detergentes, revestimentos, adesivos, solventes de tintas e até mesmo na mistura da gasolina.
Além disso, fazem parte do dia a dia das atividades da indústria química, de plásticos, couro, tecidos e papéis.
Neste post, apresentaremos o detector de xileno, uma ferramenta fundamental para evitar os efeitos adversos à saúde humana e ao meio ambiente. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Principais perigos do xileno
Os xilenos são liberados para a atmosfera de três maneiras:
- através das indústrias,
- emissão veicular,
- volatilização por seu uso como solvente.
O uso de um detector de xileno consegue medir a quantidade dessas substâncias e impedem sérios problemas que possam prejudicar:
A saúde humana
O contato de xileno com os seres humanos pode colocar suas vidas em perigo.
No caso de inalação, o vapor do xileno causa irritação no nariz e garganta, náuseas, vômito, dor de cabeça, tontura e severas dificuldades respiratórias.
Em contato com a pele, o produto gera uma dermatite característica e, o que é pior, a substância pode ser absorvida pela pele.
Já quando em contato com os olhos, ocorre irritação, queimaduras nas córneas e dano ocular.
Efeitos ambientais
Com relação ao meio ambiente, o xileno quando atinge determinadas concentrações, na mistura com o ar, pode causar explosões e expor as pessoas a ambientes tóxicos.
Na água traz sérios prejuízos ao ecossistema aquático e, quando no solo, contamina o lençol freático.
Como se observa, muito além da contaminação gerada e prejuízos ambientais, incêndios e vidas podem ser expostas aos problemas.
Importância do detector de xileno
O uso do detector de xileno é a melhor alternativa para averiguar as condições do ar nos ambientes.
A melhor maneira de evitar acidentes é prevenir-se a respeito, portanto, contar com um equipamento que monitore a qualidade do ar faz toda a diferença para a vida de muitas pessoas.
Nos locais onde existe a armazenagem ou manipulação deste produto, é fundamental contar com um sistema de detecção de xileno instalado que faça o monitoramento das condições do ambiente durante as 24 horas do dia.
Esse sistema de detecção de xileno deve sinalizar imediatamente quando identificar a presença dessa substância, isso quando o seu nível está acima do recomendado, emitindo alarmes audiovisuais e permitindo que ações de segurança sejam tomadas imediatamente para evitar o acontecimento de acidentes.
Tão importante quanto contar com esses detectores é ter a certeza da sua qualidade e que eles efetivamente funcionem nos momentos necessários.
Para isso, é preciso contar com fornecedores que conhecem do assunto e que trabalham com as melhores soluções do mercado.
Na General Instruments, você pode ter a certeza de estar tratando com especialistas que indicarão a melhor solução de acordo com a demanda e as particularidades do seu negócio.
Faça contato e solicite maiores informações a esse respeito. A General Instruments está à disposição para colaborar e garantir a segurança do seu negócio!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!