Saiba mais
O dióxido de enxofre ou SO₂ é um gás incolor criado quando ocorre a queima e fundição de combustíveis fósseis e minério que contém enxofre.
A sua origem pode ser tanto de origem natural como nos processos provocados pelo homem.
Na natureza esse gás é liberado pelos vulcões, já na indústria ele ocorre a partir da fabricação de:
- fertilizantes,
- fundição de alumínio e aço,
- produção de ácido sulfúrico,
- produção de papel,
- termelétricas.
Outra forma de liberação de SO₂ ocorre na queima de combustíveis fósseis emitidos pelos veículos, além do uso de carvão e madeira como material de combustão.
Como se observa, o dióxido de enxofre está por toda a parte e é um sério problema ambiental, além de causar grandes danos à saúde humana. Continue lendo e confira!
Os riscos e a importância dos detectores de dióxido de enxofre
Os detectores de dióxido de enxofre são essenciais nos locais onde são gerados, pois esse gás, quando presente na atmosfera, colabora para a formação de chuva ácida e é o precursor dos sulfatos, um dos componentes das partículas inaláveis.
Para entender mais a esse respeito, vamos conhecer algumas das características dessa substância.
Composição
Como vimos, o dióxido de enxofre é criado sempre que ocorre a queima e fundição de combustíveis fósseis e determinados tipos de minerais, tais como:
- pirita,
- galena,
- esfalerita,
- cinábrio,
- calcocita,
- estibina,
- molibdenita,
- gipsita,
- barita, etc.
Nesses minerais são encontrados o enxofre, um calcogênio de coloração amarela pálida, fundamental para a indústria, no entanto, apresentando características poluentes e tóxicas.
Corrosão
Quando dissolvido em água ou em contato com uma superfície úmida, o SO₂, através de uma reação química, transforma-se em trióxido de enxofre e posteriormente em ácido sulfúrico.
Esse último elemento é extremamente corrosivo e desidratante, e quando em contato com a pele pode causar sérios ferimentos e até mesmo levar uma pessoa a óbito.
Toxicidade
Outra característica do dióxido de enxofre é a sua toxicidade, reagindo em contato com a umidade corporal das pessoas, podendo causar queimaduras químicas.
Além disso, quando esse gás é inalado, torna-se o causador de:
- dificuldades respiratórias,
- alterações na defesa dos pulmões,
- agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares,
- irritação no nariz, garganta e pulmões.
Normalmente, quem absorve esse gás apresenta tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma.
Conheça os detectores de dióxido de enxofre da General Instruments
Diante de todas essas informações, fica clara a importância que os detectores de dióxido de enxofre oferecem aos ambientes que possam estar contaminados com esse gás.
Na General Instruments, sua empresa encontra três modelos que oferecem alta qualidade nos processos de detecção e monitoramento dessa substância.
O Gas-Pro permite a detecção do SO₂ através de estações portáteis, de parede e de mesa.
É uma excelente opção para ser utilizado em ambientes confinados e atende na íntegra as exigências da NR-33.
Outra excelente opção é o detector Tetra 3, um equipamento portátil e simples de usar.
Além da qualidade tecnológica, uma de suas principais características é a resistência às condições extremas de choques e trepidações.
Além de uma excelente opção para espaços confinados, é um equipamento que apresenta excelente desempenho nas aplicações industriais críticas, como, por exemplo, as encontradas nas siderúrgicas.
Por fim, existe ainda o detector monogás Gasman, operado a partir de um único botão, portanto, extremamente fácil de ser usado, podendo, inclusive, ser alugado junto a General Instruments.
Como se observa, é perfeitamente possível usar a tecnologia em favor da prevenção de acidentes, evitando sérios prejuízos à saúde dos colaboradores, quando ações podem imediatamente ser tomadas a partir da detecção do dióxido de enxofre e seus derivados.
Para conhecer detalhes a esse respeito e obter maiores informações sobre os detectores apresentados neste post, entre em contato com a General Instruments. Nossos profissionais estão à sua disposição para esclarecimentos!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!