Saiba mais
O detector de gás SF6 é um aparelho que precisa fazer parte do dia a dia de profissionais que trabalham próximos a equipamentos elétricos de alta tensão.
O SF6, conhecido também como hexafluoreto de enxofre, é um composto químico inorgânico que possui as seguintes características:
- incolor,
- inodoro,
- não inflamável,
- possuidor de propriedades isolantes e de extinção de arco elétrico.
Trata-se, portanto, de uma solução utilizada em disjuntores, transformadores e capacitores.
Esse gás é utilizado como meio de extinção de arco, interrompe correntes elétricas de alta magnitude, é um isolante elétrico e dielétrico, além de realizar o resfriamento em transformadores de potência.
Neste post, apresentaremos a importância da utilização do detector de gás SF6, um equipamento fundamental para os profissionais que atuam com sistemas elétricos. Continue a leitura e confira detalhes!
A importância do detector de gás SF6
Muitos se perguntam sobre o motivo da instalação de um detector de gás SF6, afinal, é um agente muito eficiente na absorção de calor e a princípio parece não produzir qualquer problema para a saúde humana.
Acontece que esse gás é cinco vezes mais denso do que o ar, portanto, em ambiente fechado e com pouco espaço ele expulsa o oxigênio, provocando a asfixia.
Isso significa que as pessoas podem ter dificuldades respiratórias, uma situação que causa sérios problemas ao organismo, podendo levá-las a óbito.
Outra questão diz respeito ao meio ambiente, uma vez que o gás SF6 é um potente causador do efeito estufa, portanto, causa sérios problemas para o aquecimento global quando liberado na atmosfera.
De acordo com um estudo realizado pela Nature Communications, o hexafluoreto de enxofre é 24.300 vezes mais potente do que o CO₂, sendo uma séria ameaça para a humanidade.
Detalhes sobre o gás SF6
Você possivelmente já começa a perceber a importância da implantação do detector de gás SF6.
O hexafluoreto de enxofre é uma molécula octaédrica, por isso contém oito faces e seis vértices.
Formada a partir de seis átomos de flúor em torno de um de enxofre, ele pode surgir na natureza, porém, na maioria das vezes esse gás é fabricado.
Sendo estável e não reagindo com outros produtos químicos, ele não é tóxico e também não existem riscos de explosões, porém, como vimos, ele pode causar a asfixia quando inalado, uma vez que desloca o oxigênio dos pulmões.
Então, pode se transformar em uma séria ameaça aos seres humanos e animais em função da falta de oxigenação e também é um grande vilão para o meio ambiente.
SMART 3-R: o detector de SF6 da General Instruments
Para que sua empresa não corra riscos, vale a pena conhecer o detector de gás SF6 da General Instruments.
Trata-se do SMART 3-R, um poderoso detector de gases refrigerantes que fornece transmissões analógicas de 4-20 mA, RS485 digital e saída de 3 relés.
Nos casos de detecção do SF6, um anel de luz LED multicolorida fornece uma indicação visual e um alarme sonoro interno é ativado, informando o status de perigo.
O SMART 3-R foi projetado e está em conformidade com os seguintes padrões de segurança:
- EN 378-3,
- EN 14624,
- EN 50676,
- IEC 60335-2-40 Annex LL,
- ISO 5149-3,
- F-Gas Regulation.
Sua tecnologia é imune a alarmes falsos por presença de outros gases ou mesmo diante de variações de temperaturas e umidade do ar.
Por fim, o detector possui classificação IP42 e calibração individual por meio do teclado da série STS/CKD.
Trata-se de um detector de gás SF6 e de outros gases refrigerantes, oferecendo segurança e garantindo que qualquer anomalia nos ambientes seja imediatamente localizada, possibilitando que ações possam ser tomadas em tempo hábil.
Para maiores detalhes a esse respeito ou caso sua empresa queira realizar um orçamento do SMART 3-R, entre em contato e conte com nossa equipe de especialistas que está pronta para conhecer e apresentar a solução ideal para a sua demanda!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!