Saiba mais
O detector de hexano é um importante instrumento utilizado na prevenção de acidentes que podem ocasionar sérios prejuízos materiais e colocar vidas em risco.
Essa substância, o hexano, é bastante utilizada em ambientes, como:
- indústria química,
- petroquímicas,
- postos de combustíveis,
- empresas geradoras de energia,
- extração do óleo vegetal,
- polimerização da borracha.
Além disso, é usado também em produtos voltados à limpeza industrial.
A exposição das pessoas a essa substância causa problemas de saúde, que vão desde náuseas até dores de cabeças, perturbações visuais e auditivas, além de complicações cardiovasculares, respiratórias e desordens no sangue.
Quanto maior a exposição a esse composto químico, mais sérios podem ser os problemas a serem enfrentados em um futuro próximo.
Neste post, apresentaremos o detector de hexano, o seu funcionamento e porque ele precisa ser utilizado nos ambientes onde essa substância se faz presente. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Qual a classificação do hexano?
O hexano é um subproduto do petróleo encontrado no estado líquido ou gasoso.
Também conhecido como n-Hexano, essa substância pertence à família dos hidrocarbonetos alcanos.
Sua fórmula é C6H14, originando-se a partir do óleo cru e gás natural.
Para se ter ideia do que é capaz, esse composto químico foi o responsável por uma explosão em um posto de combustível na cidade de Uberlândia, quando um funcionário realizava, através de soldagem, a colocação de rodinhas em um barril de hexano vazio.
O vapor residual de uma pequena quantidade da substância foi suficiente para provocar um grave acidente, quando o trabalhador apresentou uma grave lesão na região da cabeça.
Como funciona o detector de hexano?
O detector de hexano pode ser instalado em locais fixos, onde o monitoramento precisa ser realizado constantemente ou utilizado de forma portátil, quando então o equipamento fica na posse de um responsável que realiza a medição dos espaços em que o risco possa existir.
Idealmente é importante que o instrumento esteja sempre calibrado e sofra as revisões periódicas para garantir o funcionamento e a obtenção de medições compatíveis com o ambiente em que será utilizado.
O hexano é um gás inflamável, portanto, o detector de hexano deve apresentar leitura em % LEL (%LEL).
Desse modo, o detector de hexano pode apresentar leitura em:
Confira nossos produtos!
A General Instruments atua no mercado desde o ano de 1989, oferecendo a seus clientes o que existe de melhor em termos de soluções tecnológicas voltadas a detecção de gases tóxicos e inflamáveis.
Além de distribuir os produtos da fabricante inglesa Crowcon Detection Instruments, a empresa também disponibiliza para todo o Brasil, os cilindros de gás da Portagas para realização de teste de resposta dos equipamentos e garantir a funcionalidade dos sensores.
Junto a distribuição do detector de hexano e uma variedade de outros equipamentos, a General Instruments possui um Laboratório de Calibração acreditado pela Cgcre/Inmetro.
Responde também pela assistência técnica dos equipamentos Crowcon em todo o Brasil e possui equipe técnica qualificada para o desenvolvimento de treinamento e capacitação que contemplem a utilização dos produtos da fabricante inglesa.
Se a sua empresa busca por soluções na área de segurança para detecção de gases, acesse nosso site e conheça a estrutura e capacidade de atendimento que oferecemos para clientes de todo o Brasil. Estamos a sua disposição e prontos para atender a demanda do seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!