Saiba mais
O detector de 4 gases é possível a partir de um único equipamento, uma condição muito importante para empreendimentos que necessitam adotar esse recurso tecnológico para ambientes controlados.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33) precisa ser adotada por todo empreendimento que possua ambientes não projetados para ocupação humana contínua.
Normalmente, nesse ambiente são encontrados:
- deficiência ou excesso de oxigênio,
- ventilação inadequada para remover os contaminantes presentes no local,
- meios limitados para a entrada e saída das pessoas.
O monitoramento desses ambientes é uma obrigação, afinal, vidas são colocadas em risco a partir do contato com substâncias tóxicas ou na falta do oxigênio.
Continue a leitura e conheça o detector de 4 gases, uma tecnologia disponível que faz toda a diferença quando o assunto envolve a segurança dos ambientes.
O uso do detector de 4 gases em ambientes controlados

O detector de 4 gases é um equipamento com sensores individualizados que possibilitam o monitoramento de espaços que precisam ser controlados.
É comum que detectem gases como:
- monóxido de carbono,
- sulfeto de hidrogênio,
- gases inflamáveis,
- deficiência de oxigênio.
A tecnologia permite que profissionais possam verificar, em tempo real, se os ambientes por onde precisam desenvolver suas tarefas estão na situação recomendável para o desenvolvimento dos trabalhos.
Em casos positivos e a partir do monitoramento contínuo, trabalha-se com tranquilidade, sabendo que não faltará ar no local de execução das tarefas e que as pessoas não estarão sujeitas a intoxicações, além do ambiente não estar propício a explosões e incêndios.
Detector de 4 gases com bomba e sem bomba
O detector de 4 gases é operado normalmente em modo passivo, também conhecido como “difusão”.
Nessa situação, o gás monitorado se dispersa no ar ambiente. Os sensores analisam continuamente a concentração desse gás e, ao detectarem um nível perigoso, acionam alarmes e sinais de alerta.
Esse modelo é conhecido como detector sem bomba.
Nos casos onde se torna importante uma avaliação prévia de algum local de difícil acesso, torna-se interessante a presença de um detector de 4 gases com bomba, ou seja, esse dispositivo consegue capturar o gás via uma mangueira de amostragem ligada a bomba e ao próprio equipamento de detecção.
É importante lembrar que a legislação prevê a avaliação dos ambientes confinados antes da entrada dos profissionais, portanto, a bomba passa a ser fundamental nessas situações.
Modelos de detectores de 4 gases disponíveis na General Instruments

Na General Instruments sua empresa pode comprar ou alugar o detector de 4 gases, onde dois modelos se destacam.
O primeiro a ser apresentado é o Tetra 4, um detector portátil que atende o monitoramento de gases já citado anteriormente, sendo operado a partir de um único botão, portanto, é um facilitador para pessoas que estejam utilizando luvas.
Com bateria que possibilita a autonomia de até 24 horas, é uma excelente opção para períodos longos de trabalho, possuindo uma ampla gama de recursos poderosos que tornam o seu uso mais fácil e seguro.
O Gas-Pro, por sua vez, é um detector que monitora até 5 gases em um aparelho compacto e robusto, voltado a atender as necessidades de profissionais que atuam em espaços confinados.
Atendendo na íntegra a NR-33, os seguintes gases podem ser monitorados pelo Gas-Pro: O₂, CO, H₂S, LEL, CO₂, SO₂, O₃, Cl₂, NO e NO₂.
Em relação à locação, o Gas-Pro pode incluir a bomba, tornando-o uma ótima alternativa para uso em ambientes confinados.
Se você ainda possui dúvidas a respeito ou deseja solicitar um orçamento, entre em contato com a General Instruments e receba o apoio de quem entende do assunto e pode contribuir para o sucesso das suas operações!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!
