Saiba mais
O gás GLP é um combustível inodoro e gasoso que se transforma em líquido quando armazenado sob pressão.
A sigla GLP vem de “gás liquefeito de petróleo", ou seja, ele é o resultado mais leve obtido a partir do refino dessa preciosa substância encontrada em bolsões profundos em terra firme e também abaixo do fundo do mar.
Portanto, é obtido nas refinarias de petróleo e nas unidades de processamento de gás natural.
Conhecido também como gás de cozinha ou de botijão, ele faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo, colaborando para o cozimento de alimentos e aquecimento de água.
Também é bastante utilizado na indústria, para a propulsão de empilhadeiras e na geração de calor para:
- caldeiras,
- cortes térmicos,
- fornos industriais.
Neste post, apresentaremos o detector de GLP, um importante instrumento que garante a segurança de diversos ambientes, podendo evitar os riscos de perda de bens materiais e vidas.
Continue a leitura e confira!
O gás GLP
O gás GLP é composto de uma mistura de gases hidrocarbonetos, como:
- propano,
- propeno,
- isobutano,
- butano,
- buteno,
- pequenas frações de outros compostos.
É uma excelente opção quando aplicado como combustível em função do seu alto poder calorífico, ótima qualidade de queima, baixo impacto ambiental e facilidades no armazenamento e transporte que oferece.
Esse tipo de gás, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), no ano de 2023 atingiu um consumo de 7,3 milhões de toneladas no Brasil, número que comprova a importância desse produto.
Vantagens do uso de um detector de GLP
O uso de detectores de gás GLP é fundamental em ambientes onde existam grandes concentrações desse produto, portanto, fundamental para:
- indústrias,
- condomínios,
- estabelecimentos comerciais,
- hotéis,
- shopping centers,
- restaurantes, etc.
A partir da implantação do sistema de detecção de GLP, é possível tomar medidas preventivas e corretivas no momento em que o equipamento emite avisos, informando que o ambiente corre riscos de acidentes em função de alguma concentração que ultrapasse os limites estabelecidos.
Portanto, observam-se as seguintes vantagens a partir do seu uso:
Prevenção de acidentes
O uso do detector de GLP pode evitar sérios acidentes envolvendo explosões e incêndios, pois se torna possível que alarmes sejam disparados e avisos sejam enviados aos responsáveis pelo ambiente no momento em que os limites dessas substâncias possam colocar em risco vidas humanas.
Um dos mais lamentáveis fatos envolvendo acidentes com esse gás ocorreu na Cidade do México, quando 650 pessoas perderam suas vidas e mais de 6 mil ficaram feridas em uma base de armazenamento e distribuição da Petróleos Mexicanos (Pemex).
Proteção da saúde
Além de inflamável, o gás GLP também é um sério problema nos casos de vazamento, uma situação que pode ocorrer a partir das concentrações elevadas dessa substância.
Ocorre que esse gás é mais pesado do que o ar, portanto, nos casos de vazamento, ele se acumula no chão dos ambientes e vai gradativamente expulsando o oxigênio, situação que pode causar asfixia para aqueles que estiverem ocupando o espaço (inclusive animais), levando-os a sérios problemas de saúde ou a óbito.
Conformidade com as regulamentações de segurança
Por fim, a implantação do detector de GLP é uma exigência legal em muitas cidades e estados brasileiros.
Além disso, o uso desses equipamentos também está previsto na norma NBR IEC 60079-29, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A falta do cumprimento dessa obrigação gera sanções e muitos transtornos nos casos de acidentes, portanto, muito mais do que isentar o seu empreendimento das penas, é fundamental garantir a segurança de todos os ocupantes dos espaços que oferecem riscos.
Para conhecer mais sobre o assunto ou avaliar qual o detector de gás GLP ideal para a sua empresa ou condomínio, vale a pena entrar em contato com a General Instruments e contar com quem conhece do assunto e pode oferecer as melhores soluções do mercado!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!