
Saiba mais
Quando o assunto envolve limpeza e desinfecção, o cloro gasoso é um produto rapidamente lembrado.
Trata-se de um gás que possui uma coloração verde e amarela, além de um odor característico dos alvejantes, que também pode ser encontrado no estado líquido.
Possuindo propriedades corrosivas, trata-se de um forte oxidante utilizado em muitos segmentos, tais como:
- tratamento de água,
- limpeza de panelas industriais e tachos,
- branqueamento de celulose,
- produção de plástico PVC,
- como síntese de compostos orgânicos e inorgânicos, etc.
É, portanto, um elemento químico essencial no dia a dia de muitos segmentos empresariais, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade e possibilitando excelentes resultados.
Apesar disso, o cloro gasoso é extremamente perigoso e precisa ser monitorado, uma vez que pode, a partir de sua inalação, levar pessoas a óbito.
Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Quais são os perigos do cloro gasoso?
O cloro gasoso é uma substância extremamente tóxica, tendo sido utilizada como arma química na 1ª Guerra Mundial, quando sufocava os soldados inimigos, levando eles à morte.
Produzido de forma industrial, ele é sintetizado via eletrólise do cloreto de sódio, sendo utilizado em diversas operações, no entanto, quando inalado em quantidades acima do recomendável causa sérios problemas.
O contato desse gás com substâncias existentes no corpo, como a água, gera ácidos tóxicos, causando asfixia.
No ano de 2022, um acidente envolvendo o cloro gasoso acabou tirando a vida de 13 pessoas no porto de Aqaba (Jordânia) e conduzindo outras 250 aos hospitais em função de intoxicação por inalação.
Como o detector de cloro gasoso protege as indústrias?
Utilizar o detector de cloro gasoso é essencial para o monitoramento dessa substância nos ambientes industriais.
O acidente na Jordânia aconteceu a partir do rompimento de um cabo que sustentava um contêiner de 25 toneladas desse produto, causando uma explosão e a formação de uma grande nuvem dessa substância.
A partir daí, todos os que respiraram o ar intoxicado tiveram que rapidamente receber atendimento, mas infelizmente foi registrado a morte de 13 pessoas.
Em uma indústria, qualquer vazamento ou contato com esse gás pode causar sérios problemas aos colaboradores e visitantes, tais como:
- irritação nos olhos,
- irritação nos pulmões e garganta,
- dificuldades para respirar,
- danos irreversíveis aos órgãos internos.
A partir da instalação de um detector de cloro gasoso é possível identificar de maneira imediata qualquer concentração dessa substância, possibilitando que medidas sejam tomadas para evitar acidentes mais graves.
Conheça o detector Gasman da General Instruments!
Contar com o detector Gasman da General Instruments nos ambientes fabris é garantir a segurança de colaboradores que trabalham em espaços confinados.
Esse equipamento é desenvolvido com um novo padrão para detecção de gases tóxicos, inflamáveis e ausência de oxigênio.
Concebido para ambientes agressivos, ele oferece potentes alarmes sonoros, visuais e de vibração, garantindo altíssima confiabilidade de monitoramento.
Sua operação é simples e seu visor de fácil leitura, a interpretação de status minimizam o tempo de treinamento necessário para o seu uso.
O detector Gasman tem como principais características:
- compacto e extremamente leve,
- invólucro robusto e resistente a impactos com proteção IP65 e IP67,
- ampla gama de detecção de gases inflamáveis, tóxicos e oxigênio,
- registro de dados para cumprimento de normas.
Na General Instruments, uma empresa especializada e que atua no setor desde 1989, você encontra o que existe de melhor em termos de tecnologia na detecção de gases tóxicos e inflamáveis.
Atendendo a clientes distribuídos por todo o Brasil, estamos prontos e aptos a oferecer soluções adequadas às mais diversas necessidades de monitoramento de gases. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!