Saiba mais
O detector de tolueno precisa estar presente nos ambientes onde esse vapor incolor e com um odor aromático está presente.
Conhecido também como solvente orgânico presente na “cola de sapateiro”, essa substância faz parte da vida de muitas pessoas que acabam viciadas e necessitando de tratamentos para poderem se afastar desse sério problema.
O fato é que o tolueno vicia e causa às pessoas:
- estimulação inicial,
- euforia,
- alucinações,
- perda da coordenação motora,
- depressão,
- intoxicação,
- vômitos,
- coma.
Essa substância é encontrada em colas, tintas, gasolina, polímeros, borrachas, esmaltes, removedores de manchas, cigarros, etc.
Neste artigo, apresentaremos o detector de tolueno, um importante equipamento que identifica concentrações inadequadas dessa substância e contribui para a manutenção da saúde daqueles que trabalham ou têm contato com esse produto. Continue lendo e confira!
O que é tolueno?
Tolueno é um agente químico, também conhecido como metilbenzeno, que contém em sua forma pura traços de benzeno.
Originalmente em estado líquido, a substância é liberada no ar, principalmente por volatilização de solventes à base de tolueno e emissão veicular.
Sendo assim, é um risco para ambientes internos, onde podem estar concentrados em função do tráfego intenso de veículos, uso de solventes, tintas e até mesmo na presença da fumaça de cigarros.
Também pode ser encontrado na água, portanto, é um sério problema quando inalado ou ingerido.
Os problemas são ainda maiores nas indústrias que utilizam esse produto como matéria-prima ou insumo para os seus processos produtivos, ou nos locais de armazenagem de tolueno.
Quais são os perigos do tolueno?
Como já vimos, o detector de tolueno é um instrumento que busca reconhecer a presença desse agente químico, visando evitar os perigos que ele apresenta para trabalhadores e frequentadores de determinado local.
A Norma Regulamentadora nº 15, conhecida como NR 15 e estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência em seu anexo 11, apresenta os agentes que caracterizam a insalubridade dos trabalhadores por exposição acima do recomendável a substâncias nocivas à saúde.
Dentre elas está presente o tolueno, que possui uma ação tóxica que age junto ao sistema nervoso central.
Os efeitos da exposição a baixas concentrações geram:
- fadiga,
- sonolência,
- debilidade,
- náusea.
Quando a exposição ocorre por um longo prazo podem ocorrer irritação nas vias aéreas superiores e olhos, dor de garganta, tontura e cefaleia. Em casos mais graves, pode ocorrer uma diminuição auditiva e até mesmo levar a pessoa à surdez.
A importância do detector de tolueno
Diante de todas essas informações, não é difícil reconhecer que o detector de tolueno faz toda a diferença na vida das pessoas que estão em contato com essa substância.
Esse equipamento detecta instantaneamente a presença desse gás que, mesmo possuindo um odor característico, pode estar concentrado em quantidades acima do recomendável e consequentemente causar danos para as pessoas que atuam ou circulam naquele local.
Através desse aparelho é possível realizar:
- medições para a liberação do trabalho,
- monitoramento do ambiente de trabalho.
Na General Instruments, sua empresa encontra as melhores opções para a contratação de soluções voltadas à detecção de gases.
Atuando no mercado desde 1989, a empresa atende a empreendimentos em todo o território nacional, colaborando com a proteção de patrimônios e de maneira efetiva com a saúde de milhares de trabalhadores que em função de suas tarefas podem estar expostos a ambientes insalubres.
Agora que você sabe mais sobre a importância do uso do detector de tolueno, conte conosco e conheça os produtos que disponibilizamos ao mercado para o atendimento das exigências legais e para a garantia da saúde dos trabalhadores!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!