Saiba mais
Quando se fala em detector de nitrogênio, uma relação é imediatamente feita com o oxigênio, ou seja, com o ar que respiramos e que é fundamental para a manutenção da vida.
O fato é que em muitos processos e ambientes de trabalhos, os gases inertes podem causar a expulsão do oxigênio, situação que coloca em risco a vida das pessoas que estiverem no local.
Para compreendermos melhor essa situação, é importante que saibamos que a composição da atmosfera da Terra possui 78,08% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio e 0,97% de outros gases.
Para que exista condição adequada de vida, esses percentuais precisam estar presentes, pois, assim como na falta, o excesso de oxigênio também causa sérios problemas.
Para conhecer detalhes sobre a relação existente entre esses dois elementos, continue a leitura e saiba o porquê da necessidade de monitorá-los!
A relação entre o nitrogênio e o oxigênio
Muitas indústrias utilizam o nitrogênio em seus processos produtivos.
Esse elemento toma o espaço e afasta o oxigênio dos ambientes, alterando os percentuais recomendados e causando desconfortos às pessoas que estão no local.
Como exemplo, é comum que muitas pessoas se sintam desconfortáveis quando visitam locais onde o ar é mais rarefeito, como é o caso de algumas regiões da Bolívia e do Peru.
Ocorre que o oxigênio entra pelos pulmões e é absorvido pela corrente sanguínea, abastecendo as células do corpo.
Nosso organismo precisa estar em ambientes onde essa substância esteja entre 19% e 23%, pois fora desta faixa os riscos são grandes.
Os riscos da falta de oxigênio em espaços confinados
Assim como temos dificuldades em respirar nos locais como a Cordilheira dos Andes, os espaços confinados de uma empresa podem se transformar em um sério problema.
O nitrogênio pode tomar o espaço do ar e, nesse caso, as seguintes situações podem ocorrer a partir do percentual de oxigênio disponível nesses locais:
- 17% - respiração pesada, náusea e sonolência,
- entre 10% e 13% - perda de consciência e desmaio,
- abaixo de 6% - sérias possibilidades de óbito.
O uso de EPIs e o monitoramento do ar passa a ser fundamental para os profissionais que atuam nesses ambientes.
Nos casos onde o nível do oxigênio esteja acima do recomendado (23%), danos cerebrais podem ocorrer e quando chegam a 25%, roupas e materiais se tornam inflamáveis, podendo se incendiar.
Utilização de nitrogênio em aplicações
O nitrogênio é utilizado em muitas aplicações industriais, tais como:
- aumento da vida útil dos alimentos,
- eliminação da umidade dos produtos eletrônicos,
- produção de tubos de cobre,
- tratamento térmico em fornos,
- estimulação de poços petrolíferos,
- manutenção e pressão de reservatórios,
- proteção de tubulações, etc.
Em todas as situações, esse gás inerte toma o espaço do ar que respiramos, portanto, precisa ser necessariamente controlado.
Por conta disso, existem os detectores, equipamentos que medem a quantidade de gás em um ambiente e que, através do seu visor e de alarmes, sinalizam problemas em um determinado espaço.
Como monitorar a deficiência de oxigênio devido ao nitrogênio?
A melhor maneira de monitorar a deficiência de oxigênio em função do nitrogênio é contar com equipamentos que fazem a detecção de gases.
Na General Instruments, você encontra duas excelentes opções para isso:
A primeira solução é contar com o detector fixo Xgard Bright, uma plataforma versátil e de fácil operação que possui custos de instalação reduzidos.
Trata-se de um equipamento para monitoramento constante dos ambientes onde exista a utilização de nitrogênio, portanto, uma solução adequada para os segmentos industriais já citados anteriormente.
Outra opção, voltada para a proteção pessoal do colaborador, é o detector multigás portátil Tetra 4.
De fácil operação e com um tamanho ideal para ser preso ao uniforme, este detector pode ser utilizado nos ambientes mais agressivos, resistindo inclusive ao contato com a água.
Além disso, possui uma bateria com autonomia de 18 horas, portanto, é o equipamento ideal para turnos longos de trabalho.
Esses dois equipamentos fazem o monitoramento do oxigênio, o que significa que em qualquer situação de anormalidade os usuários e responsáveis são imediatamente informados, podendo tomar medidas para evitar acidentes.
Para saber mais detalhes a respeito e esclarecer possíveis dúvidas, entre em contato com a General Instruments e conte com nossa equipe de profissionais!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!