Saiba mais
Para garantir a segurança dos colaboradores e da própria empresa é fundamental seguir as normas vigentes para casas de caldeiras.
Apenas dessa forma é possível diminuir os riscos de acidentes, como os perigos de explosões no ambiente de trabalho.
Se você quer saber mais sobre como garantir a segurança em casas de caldeiras, leia o nosso post e confira!
O que é uma caldeira?
Chamamos de caldeira os equipamentos que produzem vapor através do aquecimento de água por uma fonte geradora de calor.
Para isso é necessário utilizar combustível, podendo ser gás natural ou GLP que através da queima permite os tubos serem aquecidos, sendo então resfriados pela água que então, aquece, evapora e se transforma em vapor.
Para manter todo esse conjunto funcionando, há um sistema de alimentação da caldeira que controla o nível de água.
Esses equipamentos contam com uma ampla aplicação, alimentando máquinas como autoclaves e reatores e auxiliando processos industriais, como esterilização de materiais.
Quais são os perigos das casas de caldeiras?
Dentro de todo sistema que envolve uma caldeira, alguns acidentes podem acontecer, e os responsáveis pelos perigos podem ser: superaquecimento dos tubos, aumento de pressão, entre outros.
O superaquecimento dos tubos pode ter diversas causas, porém um dos mais comuns ocorre quando o nível da água está abaixo do que deveria. Isso pode gerar o rompimento dos tubos e o vazamento da água da caldeira para a fornalha, que causa a evaporação e expansão instantânea da caldeira.
As caldeiras acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica, e possuem um limite máximo de pressão para operar. A operação em pressão superior pode causar o rompimento de soldas, tubos e conexões e consequentemente a explosão da caldeira.
Vazamentos de gás
Todos os riscos citados acima podem causar explosões e possuem diferentes maneiras de mitigá-los.
Porém há outro grande perigo: vazamento de gás combustível. Quando falamos de vazamento seja de GLP ou gás natural, estamos falando de vazamento de gases inflamáveis.
Esses gases são inflamáveis dentro de uma certa concentração conhecida como faixa explosiva.
Esse intervalo é definido pelo limite inferior de explosão, o LEL, e o limite superior de explosão, o UEL.
Quando a concentração de GLP ou gás natural está dentro de sua faixa de explosividade, os gases podem entrar em combustão quando entram em contato com o oxigênio e na presença de uma fonte de ignição.
Além disso, o vazamento de combustível pode atuar ainda como um potencializador de uma explosão causada por algum dos outros motivos citados anteriormente (superaquecimento dos tubos e aumento de pressão).
Para garantir a segurança de todos e das casas de caldeiras é fundamental detectar e controlar os níveis de gases inflamáveis.
Como se prevenir dos perigos com gases em casas de caldeiras?
Existe uma norma regulamentadora responsável pelo controle dos perigos em casas de caldeiras: a NR 13. Ela prevê que a empresa deve tomar as seguintes medidas:
Investir em ventilação
O subitem 13.2.4 estabelece que caso o equipamento esteja em ambiente fechado as casas de caldeiras devem:
- dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas,
- ter sistema de captação e lançamento de gases e material particulado, provenientes da combustão para fora da área de operação, atendendo às normas ambientais vigentes.
Instale detectores de gás
Caso as casas de caldeiras estejam em ambientes fechados, deve-se dispor de sensor para detecção de vazamento de gás quando se tratar de uma caldeira a combustível gasoso.
Além disso, se a área não possuir sistema eficiente de captação ou lançamento de gases, ou ventilação permanente, há o perigo de acumulação de monóxido de carbono no ambiente.
Vale ressaltar que o gás natural é mais leve do que ar, portanto, os detectores de gases devem ser instalados em locais como:
- válvula de desligamento de gás,
- entrada do ar de combustão,
- medidor de gás,
Lembre-se de se atentar à ventilação mecânica e seu possível efeito no vazamento de gás ao instalar o detector no local escolhido.
Já no caso de casas de caldeiras que utilizam o GLP, que é mais pesado do que o ar, os sensores devem ser instalados próximos ao chão ou em tubos e dutos de cabos.
Agora que você já sabe da importância dos detectores de gases em casas de caldeiras entre em contato conosco e adquira o seu agora mesmo!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!