Saiba mais
Além de atender a legislação vigente, o uso de detector de gás em espaços confinados é essencial para evitar acidentes que podem levar as pessoas a óbito, portanto, é um assunto que merece toda a atenção.
Infelizmente, não são raras as notícias na mídia informando que trabalhadores perderam a vida em função de contato com gases que provocam a asfixia, toxicidade ou explosões.
Essas lamentáveis situações, muitas vezes, poderiam ter sido evitadas a partir do uso e da manutenção adequada dos equipamentos de segurança, como é o caso do detector.
O detector de gás portátil, em especial, possibilita que sejam detectados em locais confinados a presença de gás, sinalizando e emitindo avisos para que as pessoas sejam retiradas do espaço e providências sejam tomadas para a resolução do problema.
Neste post, apresentaremos a importância na utilização do detector de gás em espaços confinados. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Quais os tipos de gás existentes em uma operação industrial?
Existem diversos tipos de gás que são nocivos e podem causar sérios problemas à saúde, em especial nos ambientes industriais, onde os diversos processos produtivos proporcionam essa possibilidade.
De uma maneira geral, eles são divididos em três tipos principais:
Gás tóxico
O gás tóxico é aquele que quando inalado ou em contato com a pele gera uma reação do organismo, ou seja, podem aparecer pequenas irritações e, em determinados casos, levar pessoas a óbito.
O contato com esse tipo de gás é comum nos ambientes industriais, portanto, é preciso todo o cuidado para que não ultrapassem os limites que podem causar sérios problemas às pessoas.
Gás asfixiante
O gás asfixiante, quando em altas concentrações, sobressai-se ao oxigênio, causando a asfixia.
Para isso, é fundamental observar nos espaços confinados se a concentração do oxigênio não está abaixo de 19,5% v/v.
Se esse for o caso, máscaras para oxigenação precisam ser utilizadas, evitando que pessoas venham a ter sérios problemas em função da falta de ar.
Gás inflamável
Por fim, existem os gases inflamáveis que, ao entrar em contato com o ar e calor, podem entrar em combustão, causando explosões e incêndios.
A importância de se usar um detector de gás nesses espaços
Diante de todas essas informações, não é difícil concluir que o uso do detector de gás é fundamental para quem trabalha em espaços confinados, pois se trata de um ambiente perigoso e que pode se tornar fatal.
O uso desses detectores, sejam eles portáteis ou fixos, permite que alarmes sejam disparados tão logo seja reconhecida a presença de gases acima das médias comuns ou na falta do oxigênio.
Essa ação evita acidentes e salva a vida de pessoas diariamente nos mais diversos locais, onde profissionais necessitam realizar suas tarefas em espaços com essas características.
Como usar os detectores de gases corretamente?
O detector de gás fixo pode ser instalado próximo aos pontos prováveis de vazamento, verificando intermitentemente a situação desses locais, porém, é preciso que sofram as devidas verificações periodicamente para calibração, manutenção e limpeza.
Aqueles utilizados junto ao corpo, conhecidos como portáteis, também precisam sofrer o mesmo processo de avaliação.
Além disso, devem ser utilizados próximos à zona de respiração do profissional, ou seja, próximo ao nariz e a boca (localizada no raio de 25 centímetros desses órgãos).
Isso significa utilizá-los na:
- lapela,
- colarinho,
- bolso no peito da camisa.
Agora que você já sabe da importância do uso do detector de gás em espaços confinados, mas ainda possui dúvidas a respeito, entre em contato com a General Instruments que, através dos seus profissionais, irá apresentar as melhores soluções para cada ambiente e particularidades do seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!