Saiba mais
O monitoramento de oxigênio é fundamental em diversos locais de trabalho, como é o caso dos espaços confinados, onde não existe a circulação de ar ou ainda em locais onde o nível de oxigênio pode ser prejudicial à saúde humana
Indústrias, como, por exemplo, farmacêuticas e alimentícias, que utilizam gases inertes (argônio, nitrogênio, hélio, etc.), precisam fazer o monitoramento do oxigênio para assegurar níveis saudáveis à permanência humana.
Diferente do que muitas pessoas pensam, não é apenas a falta de oxigênio que pode causar sérios problemas à saúde, concentrações acima do recomendável também podem ser nocivas ao organismo.
Nesse artigo vamos apresentar a importância do monitoramento de oxigênio, quando esse elemento pode se tornar um problema e o como fazer para evitar os perigos. Continue lendo e confira.
O que é oxigênio?
Oxigênio, de uma maneira simples, é o ar que respiramos.
Ele é um gás incolor e inodoro.
Trata-se do elemento químico do nosso planeta que mantém a vida e que atua na produção de energia para nossos organismos.
A concentração normal de oxigênio na atmosfera é de aproximadamente 20,9% e níveis muito acima ou abaixo desse percentual podem ser perigosos.
É comum ouvirmos falar que as pessoas passam mal quando viajam para locais de grandes altitudes, um exemplo estão nos jogos de futebol em países vizinhos, como Peru e Bolívia, quando atletas sentem falta de ar e outros tipos de problemas respiratórios.
Isso acontece porque a concentração de oxigênio é menor, o que acaba causando grandes desconfortos para aqueles que não estão acostumados ao ar rarefeito.
Qual a importância do oxigênio?
O oxigênio tem participação fundamental no corpo humano.
Ele é levado para todo o nosso corpo através do sistema circulatório e respiratório.
Esses sistemas trabalham em conjunto para possibilitar que o oxigênio chegue a todas as células do organismo, garantindo a qualidade de vida.
Quando respiramos, o oxigênio entra pelos pulmões e é absorvido pela corrente sanguínea, que abastece as células do nosso corpo.
Os perigos de não ter um monitoramento de oxigênio
Como já mencionado, o oxigênio precisa estar em um nível adequado para não ser perigoso ao organismo.
Para fazer um monitoramento adequado e preciso, existe o monitor de oxigênio.
Vale lembrar que o nível tolerável de oxigênio está entre 19% e 23%, fora dessa faixa os riscos podem ser sérios.
Excesso de oxigênio
O excesso de oxigênio, normalmente, se dá em locais que armazenam o elemento puro, como em hospitais e fábricas de gás.
Quando em excesso, ele pode causar danos cerebrais e aumento da inflamabilidade.
A concentração de 25%, por exemplo, pode tornar nossas roupas e materiais do cotidiano inflamáveis, com alto risco de incêndio.
Deficiência de oxigênio
Outro problema seríssimo está na deficiência de oxigênio que, geralmente, acontece em espaços confinados ou em indústrias que utilizam gases inertes.
A queda dos níveis de oxigênio em ambientes com pouca ventilação pode ocorrer muito rapidamente, devido à respiração e processos de combustão, não dando tempo às pessoas, em muitos casos, para uma recuperação e busca de socorro.
A NR-33, publicada pelo Ministério do Trabalho, trata da segurança e saúde nas operações realizadas em espaços confinados, onde os riscos são maiores.
A falta de oxigênio pode causar:
Respiração pesada, náusea e sonolência
Quando o nível de oxigênio baixa para 17%, as pessoas passam a ter dificuldades na respiração, sentem náuseas e também sonolência.
Isso pode ocorrer, em regra geral, em indústrias que utilizam gases inertes e nitrogênio, mas também em espaços confinados, fechados ou restritos, além de ambientes com pouca ventilação.
Inconsciência
As pessoas expostas em ambientes onde o oxigênio fica entre 10% e 13% de presença na atmosfera podem perder a consciência e desmaiar.
Morte
Índices de oxigênio abaixo de 6% podem levar a óbito.
Como evitar os perigos do oxigênio?
Para se evitar os perigos apresentados nesse artigo, é fundamental fazer o monitoramento de oxigênio.
Isso só é possível através do detector de oxigênio, que é um equipamento que monitora o ar para níveis de saúde e segurança humana.
Os detectores de oxigênio possuem alarmes que indicam a deficiência ou o enriquecimento de oxigênio em algum ambiente, protegendo as pessoas da exposição a esses perigos.
A General Instruments é uma empresa especializada em oferecer equipamentos tecnológicos para detecção de gases.
Acesse nosso site e confira as soluções disponíveis para a detecção, monitoramento e controle dos ambientes de sua empresa!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!