Saiba mais
Detectores de gases são equipamentos fundamentais para a segurança dos ambientes e das pessoas que circulam por espaços onde vazamentos podem vir a causar sérios acidentes.
Os gases muitas vezes não são perceptíveis através dos sentidos, uma vez que muitos deles não possuem cheiro e nem cor, portanto, são invisíveis às pessoas que trabalham ou estão circulando nos ambientes onde eles possam estar presentes.
Apesar disso, podem causar sérios problemas, como, por exemplo:
- asfixia,
- intoxicação,
- explosões,
- incêndios, etc.
A legislação prevê o uso de detectores em muitos ambientes, no entanto, esses equipamentos precisam estar em condições normais de uso para que possam registrar a presença de gases.
Neste post, apresentaremos a necessidade da manutenção periódica em detectores de gases, sua importância e o que precisa ser observado para garantir qualidade de uso desses importantes equipamentos. Continue lendo e confira!
Qual a importância da manutenção periódica em detectores de gases?
O correto funcionamento dos detectores de gases evita acidentes, pois, a partir da percepção e do aviso da presença dessas substâncias, é possível em tempo hábil proteger as pessoas que estejam presentes nesses ambientes e tomar medidas para evitar problemas ainda mais sérios.
Não são raras as notícias na mídia divulgando acidentes com vazamento de gás, onde pessoas passam mal e precisam ser encaminhadas a hospitais.
Outros conteúdos informam a respeito de explosões que ferem e levam a óbito pessoas desavisadas a respeito dos perigos do local que estavam trabalhando ou frequentando.
O fato é que, em muitos casos, não existia nenhum detector de gás para a prevenção do problema ou o equipamento não funcionou por não receber a devida manutenção, uma ação extremamente necessária para garantir qualidade e segurança aos ambientes.
A manutenção periódica desses equipamentos garante:
- funcionamento adequado,
- alta performance na detecção de gases,
- versatilidade,
- prolongamento da vida útil do aparelho,
- garantia de peças originais do fabricante.
Saiba quais aspectos são observados durante a manutenção de detectores
A manutenção periódica em detectores de gases é uma obrigação recomendada pelos fabricantes e constantes em normas de segurança que abrangem todo o território nacional.
O processo de avaliação e reparo desses equipamentos devem ser realizados por especialistas que conhecem do assunto e que possam garantir qualidade e o cumprimento das normas estabelecidas.
Durante o processo de manutenção periódica em detectores de gases, a empresa especialista deve verificar o funcionamento de todos os componentes dos detectores de gases para garantir que o detector de gás apresenta um bom desempenho. Caso alguma anomalia seja encontrada, deve ser recomendada a troca do componente danificado ou saturado.
Além do processo de manutenção, o detector de gases deve ser calibrado periodicamente. Afinal, a calibração garante que o detector de gases apresenta leituras confiáveis, sendo que a maioria dos fabricantes recomenda que a calibração seja realizada, pelo menos, a cada seis meses.
A calibração do detector de gases deve ser realizada por empresas que possuem grande conhecimento e certificações, garantindo assim a qualidade no serviço realizado neste equipamento que é responsável por salvar vidas. Levando isso em consideração, a atualização da NR-33, que entrou em vigor em 03 de outubro de 2022, exige que a calibração do detector de gases a ser utilizado em espaços confinados seja realizado por laboratório Acreditado ao INMETRO, conforme abaixo:
“33.5.15.6 A calibração do equipamento de avaliação deve ser realizada por laboratório de calibração acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro”
Como o usuário pode auxiliar a manter o equipamento em bom estado?
Conforme mencionado acima, a manutenção em detectores de gases deve ser realizada por equipe especializada. Porém, alguns cuidados básicos podem ser realizados pelo usuário, prolongando a vida útil do equipamento:
- limpeza - com pano macio e seco – não se deve utilizar materiais químicos na limpeza;
- auto-zero – configura o zero de leitura do equipamento, deve ser realizado em área sem presença de contaminantes;
- teste de resposta - exposição do detector a gases, de acordo com a configuração de sensores, e verificação de funcionamento, testando alarmes e tempo de resposta;
- baterias - atender a recomendação dos fabricantes e efetuar a recarga periodicamente, evitando deixar que a bateria se esgote por completo.
General Instruments: a máxima qualidade em manutenção de detectores de gases!
Além de capacitar as equipes de inspeção dos ambientes onde estão instalados os detectores de gases, é imprescindível contar com uma empresa especializada no assunto para a realização da calibração e da manutenção que garanta peças originais aos equipamentos.
A General Instruments presta serviços de qualidade e comercializa detectores de gases desde 1989, atendendo a clientes em todo o Brasil.
Possuindo um Laboratório de Calibração de detectores portáteis e fixos Acreditado pela Cgcre/Inmetro de acordo com a norma ABNT NBR/ISO/IEC 17025, a empresa garante a qualidade desses equipamentos e colabora efetivamente para a segurança de vidas e patrimônios.
Além disso, oferece serviços de assistência técnica e desenvolve treinamentos que capacitam profissionais da área de manutenção, tanto na sede da empresa como também in company.
Como se observa, os cuidados são essenciais nesse tipo de operação, portanto, entre em contato com a General Instruments para contratar os serviços de manutenção de detectores de gases e garantir segurança a todos os envolvidos.
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!