Saiba mais
O detector de VOC (sigla inglesa) por PID é um equipamento utilizado para medir compostos orgânicos voláteis através da fotoionização.
Esses compostos são encontrados em diversos ambientes e podem causar sérios problemas à saúde, especialmente quando ocorre uma exposição a esse material por um longo período e em concentrações elevadas.
Em forma de vapor, uma camada poluente fotoquímica pode ser formada a partir da combinação de hidrocarbonetos oxidados e outros compostos que se agravam com a radiação ultravioleta gerada pelo sol.
Os locais fechados e abafados tornam-se perigosos quando contaminados por esses compostos.
Neste post, apresentaremos o detector de VOC (PID) e como ele contribui para medir esses vapores prejudiciais à saúde. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
O que são VOCs?
Como já mencionado, VOCs são compostos orgânicos voláteis, expelidos por alguns produtos que causam sérios problemas à saúde de trabalhadores e todos aqueles que estiverem em contato com essas substâncias.
Como exemplo de compostos comuns ao dia a dia das pessoas, podemos citar os que são depositados no ar e podem ser medidos por esses detectores, a partir de:
- lubrificantes minerais e sintéticos,
- solventes das tintas,
- álcool etílico,
- gasolina,
- pesticidas,
- fármacos,
- borrachas,
- detergentes, etc.
Diante dessa realidade, é indispensável que esses gases sejam detectadospara que os cuidados sejam tomados por aqueles que necessitam trabalhar ou estar nesses ambientes nocivos.
Para que são utilizados os detectores PID?
O detector de VOC é um excelente equipamento que mede as quantidades desses compostos no ar e emite avisos a respeito dos ambientes contaminados e que são de risco para as pessoas.
Para se ter ideia do problema, esses gases quando inalados podem provocar:
- vertigens,
- náuseas,
- redução da força física,
- irritação nos olhos, nariz e garganta.
Além disso, podem causar danos no fígado, no sistema nervoso central, câncer e até mesmo acarretar a morte por asfixia.
O uso da fotoionização para a detecção do VOC é uma técnica que possibilita excelentes resultados, pois o PID (Photo Ionization Detector), como também é conhecido, possibilita que baixas concentrações de vapores sejam detectadas.
O detector de VOC por PID utiliza uma lâmpada que emite fótons com energia na faixa de frequência do ultravioleta, tecnologia que possibilita a localização da presença dos compostos orgânicos voláteis com precisão, emitindo sinais que indicam o perigo em determinados ambientes.
O que o detector de VOC não consegue detectar?
Como se observa, o detector PDI é indispensável para quem trabalha em ambientes onde VOCs e suas substâncias são comuns, no entanto, existem gases que esse equipamento não consegue medir caso não possua algum sensor específico, como, por exemplo:
- gases inertes - N2, CO2 e CO,
- gases nobres,
- gás natural - metano, propano e etano,
- alguns gases ácidos - HCI, HF e HNO3,
- O3e,
- H2O2.
A impossibilidade ocorre em função da incapacidade do PID de ionizar esses compostos, portanto, não são mensuráveis através da fotoionização.
Agora que você conhece os benefícios do detector de VOC por PID e a sua importância em diversos ambientes fabris e de armazenamento, entre em contato com a General Instruments e obtenha maiores detalhes a esse respeito. Nossos profissionais estão à disposição para auxiliá-lo!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!