Saiba mais
Os detectores de gases refrigerantes são importantes equipamentos para o uso em ambientes onde possam ocorrer vazamentos dessas substâncias.
Esses gases são os responsáveis em transformar ambientes quentes em locais agradáveis, além de contribuir efetivamente para a refrigeração de produtos que precisam ser conservados em temperaturas baixas.
Por muito tempo, e ainda hoje, encontram-se equipamentos que utilizam gases que emitem o clorofluorcarbono, conhecido como CFC.
Essa substância é bastante tóxica para o meio ambiente, contribuindo para a degradação da camada de ozônio, além de ser extremamente perigosa para os seres humanos.
Neste post, apresentaremos os detectores de gases refrigerantes, sua importância e como evitar problemas no caso de vazamento dessas substâncias. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!
O que são os detectores de gases refrigerantes e como eles funcionam?
Felizmente a tecnologia vem colaborando para que os gases não causem mais problemas no meio ambiente, daí então a presença de equipamentos considerados ecológicos, exatamente por atenderem a essas características.
No entanto, eles continuam sendo um problema para os trabalhadores e para aqueles que necessitam trafegar por locais onde a quantidade dessa substância é grande, portanto, é fundamental que sejam monitorados e que providências sejam tomadas nos casos de vazamento.
Os detectores de gases refrigerantes normalmente fornecem transmissões analógicas de 4-20 mA, RS485 digital e saídas de 3 relés.
Uma indicação visual no status do detector é fornecida a partir de um anel de luz LED multicolorido e um alarme sonoro interno é acionado para a notificação de falhas ou a condição de perigo.
Modelos mais avançados podem conter ainda um sensor remoto, ou seja, o equipamento pode possuir um cabo RJ12 6P6C de 5 metros.
Equipamentos, como o SMART 3-R, é um exemplo disso, estando em conformidade com os novos padrões adotados em todo o mundo:
- EN 378-3,
- EN 14624,
- EN 50676,
- IEC 60335-2-40 Annex LL,
- ISO 5149-3,
- F-Gas Regulation.
Quais são os tipos de gases que eles detectam?
Dentre os detectores de gases refrigerantes, o modelo fornecido pela General Instruments, conhecido como SMART 3-R, possibilita a detecção de CFC, HFC, HCFC e a nova substância conhecida como HFO.
Fazem parte da lista de detecção desse equipamento os seguintes gases:
- R-152a,
- R-454B,
- R-32,
- R-1234yf,
- R1234ze,
- CO2,
- R-134a,
- R-407C,
- R-410A,
- R-1233 Zd,
- SF6,
- R-125,
- R-404A,
- R-407A,
- R-407F,
- R-449A,
- R-507A,
- R-410A,
- R-417A,
- R448.
Além desse equipamento, a General Instruments também fornece o detector SMART T3H.
Nesse caso, e como veremos a seguir, torna-se possível a detecção dos seguintes gases:
- R-32,
- R-404A,
- R-407C,
- R-410A.
Conheça os detectores de gases refrigerantes da General Instruments
A General Instruments distribui os detectores de gases refrigerantes SMART 3-R, já apresentado nesse artigo e que, como complemento, possui uma tecnologia que garante a imunização contra alarmes falsos em função da presença de outras substâncias, mudanças na temperatura ou umidade.
O outro modelo, também já mencionado, é o SMART T3H.
Esse detector foi projetado especificamente para oferecer monitoramento contínuo de refrigerantes que estejam associados a sistemas VRF (fluxo variável) e VRV (volume variável).
É, portanto, um equipamento que deve ser utilizado para sistemas de refrigeração e aquecimento de refrigerante de alta eficiência e alto volume.
O SMART3H possui uma instalação de fácil realização com montagem embutida em pontos de energia e alimentação 90-240Vca ou 12-24Vcc.
Outro grande benefício do detector SMART3H são os alarmes visuais e sonoros integrados que possibilitam aos hóspedes/moradores serem alertados em caso de vazamentos.
Normalmente, esse modelo é o preferido em empreendimentos, como:
- hotéis,
- hospitais,
- dormitórios,
- prédios de escritórios,
- edifícios residenciais.
Agora que você conhece mais sobre a importância e quais os detectores de gases refrigerantes que devem ser utilizados em seu empreendimento, entre em contato com a General Instruments e solicite uma cotação. Estamos à disposição para indicar a melhor solução para as suas necessidades!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!