Saiba mais
Em condições normais, o gás metano está presente na atmosfera em uma concentração de 2,2 partes por milhão (ppm).
Trata-se de uma substância que compõem o gás natural, é incolor e inodoro, altamente inflamável e pode deslocar o oxigênio dos ambientes onde está presente.
Além disso, é considerado também um potente gás com efeito estufa.
O metano (CH₄) é encontrado em:
- pântanos,
- oceanos,
- atividades bacterianas,
- digestão de animais,
- extração e transporte de combustíveis fósseis,
- agropecuária,
- decomposição de resíduos nos aterros sanitários e lixões.
Confira a importância da detecção prévia do gás metano, uma ação que evita acidentes e salva vidas.
O impacto do gás metano em vazamentos e acidentes industriais

Detectar a presença de gás metano em quantidade acima do normal é uma maneira de salvar vidas e minimizar os efeitos dessa situação.
Para se ter ideia, atualmente já é possível detectar a presença desse gás a partir de satélites. Cientistas conseguiram localizar um vazamento de 40 mil toneladas de metano de uma plataforma localizada no Golfo do México.
A nuvem de metano atingiu uma dimensão observável até mesmo do espaço. No entanto, esse monitoramento só foi possível devido ao tamanho do evento, o que não auxilia na prevenção de contaminações e explosões que podem ser causadas por vazamentos de menor porte.
Desse modo, a preocupação da Organização das Nações Unidas é grande com relação a esse assunto. Em 2022, no Mar Báltico, uma explosão de gasodutos liberou 485 mil toneladas de metano.
Essa quantidade é idêntica a de 8 milhões de carros em funcionamento durante 1 ano, portanto, um sério problema para o aquecimento global.
Onde o gás metano representa maior risco e por que deve ser monitorado?
Certamente você já deve ter percebido que o setor de óleo e gás é um dos mais vulneráveis com relação aos problemas causados pelo gás metano.
No entanto, ele também é muito comum na indústria de mineração e nas estações de tratamento de resíduos.
Isso ocorre, uma vez que o metano pode se acumular, gerando riscos invisíveis que podem provocar incêndios de grandes proporções ou asfixiar as pessoas que estejam próximas a estes locais, uma vez que o gás acaba ocupando o espaço do oxigênio.
A prevenção é, inegavelmente, a ferramenta mais eficaz para evitar explosões e casos de ferimentos graves ou problemas respiratórios que levam pessoas a hospitais. Por essa razão, a detecção preventiva é essencial.
O uso de detectores é uma necessidade urgente em qualquer instalação com riscos elevados.
O papel dos detectores de gás metano na prevenção de tragédias

Os vazamentos de gás metano podem ser rapidamente identificados a partir do uso de detectores.
Esses equipamentos podem ser de dois tipos: portáteis, para uso por equipes que trabalham em espaços confinados com risco de presença de metano, ou fixos, instalados permanentemente.
A General Instruments é uma empresa especializada e com vasta experiência em detecção de gás metano.
Fornecemos as tecnologias mais avançadas do mundo, em conformidade com as normas de segurança, para garantir que a detecção da presença de gás metano permita ações preventivas e evite tragédias.
Dentre as opções existentes de detecção desse gás, são destaques:
- LaserMethane(portátil),
- Gas-Pro(portátil),
- Xgard Bright(fixo).
Esses equipamentos atuam na medição e detecção do metano, emitindo alertas em tempo real, uma condição que possibilita a retirada das pessoas e ações que evitem acidentes de grandes proporções.
Se a sua empresa busca por soluções de qualidade, mas ainda possui dúvidas a esse respeito, entre em contato com a General Instruments e apresente as demandas para a sua operação ou solicite um orçamento!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!
