Rua Luís Vaz de Camões, 595 - Mairiporã-SP 11 4419-8400

Item adicionado ao orçamento


Entenda 7 termos internacionais da área de segurança e higiene ocupacional!

Gostou? compartilhe!

Entenda 7 termos internacionais da área de segurança e higiene ocupacional!

Saiba mais

No decorrer da história da humanidade, por muito tempo a segurança e higiene no trabalho não foram prioridades, o que causou muitos acidentes e mortes. 


Porém, nos últimos anos, a sociedade e as empresas vêm tomando a direção do bem-estar como um fator crucial de produtividade.


Nesse sentido, muitas nomenclaturas foram criadas e vamos mostrar 7 delas no nosso post. Continue lendo e confira!

 

A importância de compreender os termos internacionais da área de segurança e higiene ocupacional

 

No mundo globalizado, os países costumam ter um senso comum sobre algumas regulamentações e recomendações. 


Por isso, é importante que se conheça os termos internacionais da área de segurança e higiene que, muitas vezes, necessitam de estrita conformidade para que um determinado produto ou serviço possa ser oferecido em um país específico.

 

Sete termos internacionais da área de segurança e higiene ocupacional

 

Os termos mais comuns e amplamente utilizados da área são:

 

TWA

 

Time Weighted Average é um termo usado quando há variação da concentração da substância e o tempo de exposição a ela. 

 

Analytics Brasil explica que: o TWA é a concentração média ponderada no tempo de uma jornada 8 horas diárias ou 40 horas semanais.

 

Nesse caso, os trabalhadores podem se expor sem apresentar riscos e efeitos adversos à saúde durante o período de trabalho.

 

Essa métrica considera a concentração e o tempo, portanto, se um trabalhador está exposto a um gás químico por diferentes períodos, deve se considerar a média da concentração durante o tempo de exposição para o elemento em voga.

 


STEL

 

blog

 

Short-term exposure limit é uma média de exposição permitida por um período, geralmente 15 minutos, e que não deve ser excedida mais de 4 vezes ao dia desde que respeitada a média de tempo predeterminada. 

 

Se o limite for excedido, o trabalhador deve sair da zona de exposição por, pelo menos, uma hora.

 

PEL

 

É o limite regulado para a exposição a uma quantidade ou concentração de uma substância no ar durante um período de 8 horas.

 

Ou seja, é o limite permissível de exposição de um trabalhador a uma substância química ou agente físico.

 

Nos EUA, o PEL é definido pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration), mas alguns estados não o utilizam como legislação. 

 

Isso deve pelo fato de muitos profissionais da área de segurança do trabalho acreditarem que os limites definidos pela OSHA não são o suficiente para proteger os colaboradores, já que não são atualizadas frequentemente.

 

TLV

 

Definido pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), é o limite de exposição a uma substância química a qual um trabalhador pode ser exposto, dia após dia, sem efeitos adversos à saúde.

 

TLVs são estimativas baseadas na toxicidade conhecida de uma substância química em humanos ou animais, dados os recursos analíticos e tecnológicos atualmente disponíveis. 

 

Para determinar os TLVs, a ACGIH usa comitês para revisar várias publicações feitas em disciplinas como higiene industrial, toxicologia e medicina do trabalho.

 

Os TLVs são, então, desenvolvidos como recomendações ou diretrizes e devem ser interpretados e usados ​​por uma pessoa treinada na disciplina de higiene industrial.

 

Todo ano, estes limites recomendados são publicados em um livreto contendo diretrizes de exposição para muitas substâncias comumente usadas.

 

No Brasil, esse livreto é traduzido anualmente pela ABHO (Associação Brasileira dos Higienistas Ocupacionais), que possui parceria oficial com a ACGIH.

 

REL

 

É um limite de exposição ocupacional recomendado pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH).

 

Para a NIOSH seria o protetor da segurança e da saúde do trabalhador durante a vida útil, se usado em combinação com:

  • controles de engenharia e práticas de trabalho, 
  • exposição e monitoramento médico, 
  • publicação e rotulagem de riscos, 
  • treinamento do colaborador,
  • equipamentos de proteção individual.

 

Para formular essas recomendações, a NIOSH avalia todas as informações médicas, biológicas, de engenharia, químicas, comerciais, outras conhecidas e disponíveis. 

 

Embora não sejam limites legalmente aplicáveis, o REL é transmitido à Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) ou à Administração de Saúde e Segurança de Minas (MSHA) do Departamento do Trabalho dos EUA para uso na promulgação de novos limites regulatórios de exposição.

 

Todos os RELs estão localizados no Guia de Bolso da NIOSH para riscos químicos e são utilizados como diretrizes por muitas indústrias.

 

O Pocket Guide é uma fonte de informações gerais de higiene industrial para trabalhadores, empregadores e profissionais de saúde ocupacional.

 

MEL

 

blog

 

Maximum Exposure Level, definido pela Health and Safety Executive (HSE), é a maior concentração permitida de um produto químico na qual um trabalhador pode ser exposto por um período.

 

O MEL é expresso, geralmente, em partes por milhão (ppm) por um período de referência de 8 horas, embora alguns produtos químicos possam exigir períodos mais curtos.

 

OEL


OEL é definido pela HSE, e diz respeito ao limite de exposição ocupacional para a concentração aceitável de uma substância perigosa no ar do local de trabalho para um material ou classe de materiais em particular. 


É tipicamente definido pelas autoridades nacionais competentes e aplicado pela legislação para proteger a segurança e saúde no trabalho.


É um indicador importante na avaliação de riscos e no gerenciamento de atividades que envolve manuseio de substâncias perigosas. 


Existem muitas substâncias perigosas para as quais não possuem limites formais de exposição ocupacional. 


Nesses casos podem ser usadas estratégias de bandas de risco ou de controle para garantir um manuseio seguro.

 

Agora que você já sabe os principais termos internacionais utilizados na área de segurança e higiene ocupacional, inscreva-se em nosso blog e acompanhe mais artigos como esse!

 

(Imagens: divulgação)



Gostou? compartilhe!

Whatsapp General Instruments Whatsapp General Instruments