Saiba mais
O detector de SF6, ou seja, do hexafluoreto de enxofre, deve ser utilizado para averiguar possíveis vazamentos nos sistemas de transmissão, distribuição ou outras aplicações onde esse gás é utilizado.
Com excelentes propriedades de isolamento elétrico e térmico, esse gás protege os ambientes onde se fazem presentes equipamentos voltados à transmissão de energia de média e alta tensão.
Através do SF6 é possível extinguir o que é conhecido como arco elétrico ou voltaico, uma situação que acontece após um curto-circuito, causando enormes prejuízos.
Daí então a sua importância e utilização, no entanto, quando ocorre o vazamento desse mesmo gás, prejudica-se o meio ambiente em função do efeito estufa, onde o hexafluoreto de enxofre é 24 mil vezes mais perigoso do que o dióxido de carbono.
Neste post, apresentaremos o detector de SF6, seus perigos e o que fazer para trabalhar com esse gás sem causar riscos às pessoas e ao meio ambiente. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
O que é SF6?
Como vimos, o SF6 é um gás bastante importante utilizado em equipamentos que atuam na transmissão e distribuição de energia elétrica.
Desenvolvido artificialmente, é composto de seis átomos de flúor em torno de um átomo de enxofre central.
O hexafluoreto de enxofre é incolor, inodoro, incombustível e quimicamente estável.
Esse gás é bastante utilizado como isolante elétrico e térmico nos seguintes componentes e equipamentos:
- disjuntores,
- quadros de distribuição,
- transformadores de potência, tensão e corrente,
- linhas isoladas a gás,
- capacitores.
Nota-se, portanto, que faz parte do dia a dia da sociedade e encontra-se nos mais diversos ambientes da atividade humana.
Quais são os perigos de trabalhar com esse gás?
Como já mencionado, apesar dos benefícios que traz para o cotidiano das instalações e dispositivos que trabalham com eletricidade, o SF6 pode se transformar em um sério problema se não for controlado.
O vazamento desse gás, além de ser um sério problema para o aquecimento global, pode causar asfixia quando inalado em grandes quantidades.
Isso se dá porque ele é muito mais pesado do que o ar, situação que pode deslocar o oxigênio dos pulmões, causando imenso desconforto e muitos problemas de saúde.
O SF6 sofre decomposição térmica quando em temperaturas elevadas, desprendendo gases tóxicos e corrosivos, além disso, quando no estado líquido, causa queimaduras por frio devido à sua rápida evaporação e resfriamento.
Mais detalhes a esse respeito podem ser encontrados no IEC 60480, uma norma da International Electrotechnical Commission que apresenta detalhes sobre os efeitos desse gás na saúde humana, o seu manuseio e descarte dos subprodutos gerados.
Qual a importância do detector de SF6?
Como observado, a presença de pessoas em ambientes onde exista o vazamento do hexafluoreto de enxofre não é nada recomendável.
O detector de SF6 é, portanto, um importante equipamento que mede e possibilita cumprir com os valores estabelecidos pela norma IEC 60480, no que se refere a essas possíveis ocorrências.
Ele tanto detecta a presença desse gás como também o tamanho desses vazamentos, possibilitando que medidas sejam tomadas de forma imediata.
Além da prevenção que precisa ser tomada com relação às pessoas que circulam em ambientes onde esse risco efetivamente existe, o uso desses equipamentos evita que sérios problemas envolvendo o meio ambiente possam estar ocorrendo.
Para prevenir e evitar essas situações, faça contato com a General Instruments, uma empresa especializada em detectores de gás que desde o ano de 1989 oferece o que existe de melhor no mercado e contribui com a segurança pessoal, patrimonial e ambiental de milhares de clientes distribuídos por todo o país!
Acesse agora o nosso site e adquira o seu detector de SF6. Uma equipe de atendentes especializados está pronta para apresentar a melhor alternativa para a realidade do seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!