Saiba mais
O HCI é uma substância incolor com um odor forte e irritante.
Esse produto é bastante utilizado nas indústrias:
- químicas,
- eletrônicas,
- alimentos e bebidas,
- aços e metais,
- farmacêutica e biotecnológica.
Em função das suas características, tanto no estado gasoso quanto no líquido, quando é conhecido por Ácido Clorídrico, esse produto é altamente prejudicial à saúde humana.
Um dos casos mais conhecidos de acidentes envolvendo Cloreto de Hidrogênio ocorreu na China, em 2011, quando mais de 6 mil pessoas tiveram que ser evacuadas em função de vazamento e identificação desse gás na atmosfera, a partir da explosão de uma usina química.
Apesar do esforço chinês em diminuir o impacto da notícia, o fato ganhou as manchetes de jornais em todo o mundo, pois é incomum o isolamento de milhares de pessoas em função de uma “leve” quantidade de HCI, conforme notificaram as autoridades daquele país.
Neste post, apresentaremos a importância no uso do detector de HCI, um elemento indispensável da indústria mundial, mas que, se não controlado, pode levar pessoas a óbito. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Principais características do HCI
O Cloreto de Hidrogênio é altamente corrosivo e tóxico, portanto, pode causar sérios problemas a saúde quando não identificado a tempo.
A inalação desse gás causa nas pessoas:
- irritação no nariz, garganta e laringe,
- tosse,
- asfixia,
- dermatite.
Quando transformado em Ácido Clorídrico, o líquido apresenta uma coloração amarelada e causa queimaduras graves quando em contato com a pele e olhos.
Apesar de não ser um gás combustível, reage quando em contato com o álcool e cianeto de hidrogênio ou ainda com ligas de alumínio titânio, forma uma mistura altamente inflamável e explosiva.
Qual a importância do detector de HCI?
O detector de HCI possibilita avaliar a concentração do Cloreto de Hidrogênio em determinados ambientes, pois, apesar do cheiro, não há como identificar sem o uso de um equipamento de precisão qual a quantidade e os riscos de sua presença em determinados espaços.
A detecção contínua dos níveis de HCI em locais onde essa substância é utilizada garante uma maior proteção aos colaboradores dos riscos de intoxicação ou explosões causadas pelo vazamento de Cloreto de Hidrogênio.
Para isso, existem detectores de HCI fixos de alta qualidade que possibilitam a identificação de problemas, permitindo ações que venham a evitar acidentes e riscos à saúde de colaboradores e visitantes nesses locais.
Onde encontrar detectores de HCl?
Para encontrar detectores de HCI de qualidade, deve-se procurar por empresas especializadas no assunto que possam sugerir a melhor solução para a realidade da sua aplicação.
A General Instruments atua no mercado desde 1989, oferecendo as melhores soluções de detectores de gases tóxicos e inflamáveis.
Representante exclusiva de vendas no Brasil, a empresa distribui os detectores da Crowcon Detection Instruments, empresa inglesa líder mundial em detecção de gases.
Além de atender a todo o território nacional, a General Instruments possui um Laboratório de Calibração acreditado pela Cgcre/Inmetro, obedecendo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Se sua empresa busca por soluções que garantam o cumprimento da legislação e a segurança dos ambientes e colaboradores, conte conosco.
Além da distribuição, assistência técnica e suporte aos melhores detectores do mercado internacional, possuímos equipe qualificada para aplicar treinamentos que contemplam a utilização de equipamentos da Crowcon.
Para obter maiores informações e conhecer nossos produtos e serviços, acesse nosso site e conte com nossa estrutura para avaliar e encontrar as melhores soluções em detector de HCI e demais necessidades para a sua empresa.
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!