Saiba mais
Conhecer os gases que apresentam perigo para os colaboradores da sua empresa, é fundamental. Um dos mais conhecidos e perigosos é o H₂S.
O H₂S, sigla utilizada para denominar o gás sulfídrico ou sulfidreto, é extremamente tóxico, sendo conhecido como o gás da morte.
Para trabalhar com segurança com ele, é necessário alguns cuidados e muita atenção.
Continue lendo nosso post e saiba o que é H₂S, por que ele é conhecido como o gás da morte e como se prevenir!
O que é H₂S?
O H₂S, também conhecido como sulfeto de hidrogênio, é um gás comprimido liquefeito. Ele não tem coloração e é conhecido por ter um forte odor de ovo podre.
Por causa desse cheiro característico, algumas pessoas se referem a ele como gás de ovo podre.
Esse gás tem origem de diferentes fontes, podendo ser resultado de processos de biodegradação, tanto de matéria vegetal quanto animal, ou de refinamento de petróleo e minérios.
Por ser resultado de decomposição e refinamento, ele representa grande perigo para três setores: o petroleiro, a agropecuária e a pesca.
É comum ouvir falar de acidentes nesses setores causados pelo H₂S, muitas vezes sendo fatais.
Por que o H₂S é conhecido como o gás da morte?
O H₂S é conhecido como o gás da morte por ser extremamente tóxico em altas concentrações, causando perda de consciência imediata e a morte.
O gás sulfídrico é considerado Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde (IPVS ou IDLH) pela NIOSH a 100 ppm.
Além disso, ainda contém outras propriedades que oferecem perigo, como:
É inflamável
O H₂S é extremamente inflamável, podendo causar incêndios e até explosões, possuindo um Limite Inferior de Explosividade (LEL ou LIE) de 4,0% vol/vol..
Além disso, durante a queima, esse gás produz outros gases e vapores que são extremamente tóxicos para os humanos, como o dióxido de enxofre.
Em 2003 houve um caso na China de uma explosão causada por gás natural e sulfeto de hidrogênio, causando a morte de 191 pessoas e exigindo a evacuação das áreas próximas.
Gás mais denso que o ar
Por ser um gás mais denso que o ar, o gás sulfídrico fica no nível do chão e como é incolor, pode passar despercebido em ambientes abertos.
Em ambientes fechados, como possui um forte odor, é mais difícil isso de ocorrer, mas ainda existe a possibilidade.
O problema da densidade maior que o ar é que dificulta a percepção de um vazamento de H₂S, aumentando as chances de intoxicar as pessoas que estiverem no local.
Altamente tóxico
Como já mencionado, o H₂S é altamente tóxico, causando desmaios e até a morte.
Segundo o Anexo XI da NR-15, o limite de exposição para jornadas de até 48h/semanais é de 8 ppm.
Em baixos níveis, o gás causa náusea, dores de cabeça, fadiga e tontura.
Apesar de ser facilmente percebido pelo olfato em baixas concentrações, a exposição contínua gera uma dessensibilização olfativa.
Já em maiores concentrações, ocorre tosse, colapsos e desmaios. Sendo que em exposições prolongadas ao H₂S, pode causar doenças crônicas e até mesmo a morte.
Por isso, não é raro encontrar notícias de mortes causadas pelo sulfeto de hidrogênio, como três homens que morreram em uma traineira de pesca após abrirem um barril com restos de peixe em decomposição.
Em fazendas, já é registrado acidentes causados pela toxicidade do H₂S desde 1992.
E não podemos esquecer do caso da REDUC em 2018, que fez uma equipe inteira perder a consciência através da exposição ao gás.
A importância do detector de gás
A importância de um detector de gás para H₂S já deve ter ficado clara durante o texto, uma vez que se trata de um elemento extremamente tóxico e inflamável em altas concentrações.
Quando uma empresa utiliza um detector de gás, ela consegue identificar vazamentos para agir e dispersar o H₂S, evitando acidentes gravíssimos.
Mesmo havendo a dispersão, é recomendado utilizar equipamentos de proteção, evitando o contato com o gás.
Para que essa detecção ocorra de maneira assertiva, deve-se investir em detectores de gases com alto desempenho, como os fornecidos pela General Instruments, que atua na venda e na locação de detectores de H₂S.
Fale conosco e descubra qual o melhor detector para H₂S, o temido gás da morte!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!