Saiba mais
O detector de gás de etanol é um importante equipamento que precisa ser instalado para o monitoramento das concentrações desse álcool quando em estado gasoso.
O etanol é um composto leve e fácil de ser obtido.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021 o Brasil produziu 27 bilhões de litros desse composto e, em função da crise de oferta do petróleo em nível global, essa produção deverá atingir os 50 bilhões/ano na próxima década.
Trata-se portanto de uma excelente alternativa como combustível, uma vez que:
- os custos de produção são mais baixos do que o da gasolina,
- trata-se de um combustível renovável,
- não existem emissões de gases de efeito estufa.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e a importância do detector de gás de etanol nos locais onde esse produto é produzido ou armazenado. Continue lendo e saiba detalhes sobre esse importante assunto!
Quais as propriedades do etanol?
Para compreendermos a importância do detector de gás de etanol, é preciso conhecer mais sobre as propriedades físico-químicas desse composto.
Esse álcool mistura-se facilmente com água e com a maioria dos líquidos que possuem baixo peso molecular, no entanto, é altamente inflamável, podendo entrar em combustão na presença de alguma fonte de calor a partir de 13º C.
Sua fórmula é representada por: C2H6O, o que significa:
- dois átomos de carbono,
- cinco átomos de hidrogênio,
- um átomo de oxigênio,
- ligado a um outro átomo de hidrogênio.
A composição em massa da sua molécula é de 52,24% de carbono, 13,13% de hidrogênio e 34,72% de oxigênio.
Por que o detector de etanol é importante?
Com todas essas informações, fica mais fácil compreender quais os motivos que tornam esse equipamento tão importante nas instalações onde são manipulados ou armazenados o etanol.
Quando em temperatura ambiente, este composto é encontrado sempre em estado líquido, pois o seu ponto de ebulição ocorre apenas quando a temperatura atinge os 78,4° C.
No entanto, como já mencionado, a partir dos 13º C, o etanol começa a emitir vapores, o que o faz ser considerado um produto inflamável.
Essa evaporação faz com que sejam formadas misturas inflamáveis e explosivas no ar.
Além disso, possui um efeito intoxicante quando inalado ou ingerido e o seu vapor é irritante para os olhos e o trato respiratório superior.
Diante de todas essas possibilidades, o uso de um detector de gás de etanol é indispensável em locais onde esse composto é utilizado ou armazenado, tais como:
- usinas,
- indústrias de bebidas alcoólicas,
- fabricantes de solventes industriais,
- locais de armazenagem do produto a ser utilizado como matéria-prima na síntese de produtos químicos orgânicos.
Onde encontrar um detector?
Para encontrar a melhor solução de detector de gás de etanol, é preciso contar com especialistas no assunto.
A General Instruments é a melhor opção do mercado, pois, além de atuar no segmento desde o ano de 1989, o que confere experiência, solidez e capacidade de atendimento, detém a representação exclusiva de vendas de diversas marcas reconhecidas em todo o mundo.
São dezenas de equipamentos projetados para os mais diversos fins e realidades, portanto, é necessário avaliar qual deles é a melhor opção para atender as necessidades e particularidades do seu empreendimento.
Mais do que comercializar, a General Instruments possui um Laboratório de Calibração de detectores portáteis e fixos Acreditado pela Cgcre/Inmetro, ou seja, sua empresa pode contar com o apoio técnico e garantir uma longa durabilidade aos equipamentos adquiridos.
Agora que você já sabe sobre a importância do detector de gás de etanol, mas precisa de outras informações a respeito, entre em contato conosco. Estamos à disposição para esclarecimentos!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!