Rua Luís Vaz de Camões, 595 - Mairiporã-SP 11 4419-8400

Item adicionado ao orçamento


Detecção de Gás em Águas residuais

Gostou? compartilhe!

Detecção de Gás em Águas residuais

Saiba mais

Detecção de Gás em Águas Residuais - Estação de Tratamento de Esgoto

Há muitas questões sobre qual a abordagem correta para monitorar gases perigosos nas indústrias de tratamento de esgoto, tanto empresas que fazem a captação de água/esgoto para posterior tratamento, bem como em indústrias que tratam a própria água residual.

Uma maneira sugerida pela Crowcon Detection é dividir e considerar três principais áreas:

Avaliação de risco

A avaliação de riscos é crítica, pois é necessário estar ciente do que iremos enfrentar o tempo todo. Portanto, é preciso entender as aplicações e identificar os riscos em relação a todos os aspectos de segurança.

Concentrando-se no monitoramento de gás, como parte da avaliação de risco, é importante ter o conhecimento de quais gases estão presentes.

Através das tubulações, seria possível conseguir amostras e obter informações iniciais, no entanto, seria apenas uma prévia das condições locais, insuficiente para elaboração de um programa de proteção pessoal e ou patrimonial de forma contínua.

Ajustar para o propósito

Há uma variedade de aplicações dentro do processo de tratamento de água que traz a necessidade de monitorar gases múltiplos, incluindo dióxido de carbono (CO2), sulfeto de hidrogênio (H2S), cloro (Cl), metano (CH4), oxigênio (O2), ozônio (O3) e monóxido de carbono (CO) entre outros.

Para monitoramento pessoal, existe uma variedade de métodos, incluindo tubos de detecção de gás e Detectores de Gás Portáteis.

Cada vez que você monitorar uma área ou uma aplicação diferente, é necessário um tubo detector separado para cada gás, o que é custoso. Os Detectores de Gás estão disponíveis para monitoramento de um único gás ou múltiplos gases (até cinco), tornando-os práticos para diferentes aplicações, além de garantir que se as condições mudarem - por exemplo, a lama for agitada, causando um aumento súbito nos níveis de sulfato de hidrogênio e gases inflamáveis -, o usuário ainda estará protegido.

Aplicação

O risco de liberação e/ou acúmulo de gás significa que os níveis devem ser monitorados permanentemente na maioria das áreas. É preciso considerar o que é adequado para a aplicação e isso geralmente significa instalar Detectores de Gás Fixos, além de usar os Detectores de Gás Portáteis.

Proteção pessoal - Os colaboradores e pessoal terceirizado, precisam de proteção ao trabalhar no local, para monitorar os diferentes gases que podem estar presentes. Isso pode ser para realizar a liberação de um espaço confinado ou para usar em toda planta, para monitoramento e proteção contínua.

Os Detectores de Gás Portáteis Crowcon são fáceis de usar, robustos, configuráveis para diferentes aplicações e possuem requisitos práticos de armazenagem em temperatura. Oferecem alarmes audíveis, vibrantes e visuais, alertando para riscos de gás sem ter que olhar para o equipamento, incluindo alarmes instantâneos para gases inflamáveis e riscos de variação de oxigênio, bem como alarmes de exposição STEL e LTEL para risco de gás tóxico.

Detecção de vazamento - Se houver um vazamento de gás, é preciso identificar a fonte (origem) do vazamento. Como o gás fica concentrado mais próximo ao vazamento, pode-se usar Detectores de Gás Portáteis específicos para identificar a área ou localização do vazamento. Isso permite executar uma manutenção para corrigir o vazamento.

Monitoramento de área - Quando se sabe que existe uma probabilidade de risco inflamável, tóxico ou de asfixia em uma área, a detecção fixa é essencial, isso proporcionará proteção para a planta e pessoal, dando alarmes instantâneos, tanto visuais quanto audíveis. Também pode se incluir a funcionalidade para controlar ventiladores, opções de extração, etc.

A Detecção de Gás é um assunto sério e complexo. A cobertura precisa ser executada onde quer que o risco exista e em uma base contínua. As circunstâncias mudam a todo momento e uma “foto” instantânea das condições de perigo de gás não é suficiente. Métodos para monitorar perigos em tempo real são vitais.

Ao considerar os riscos que provavelmente estarão presentes, os meios disponíveis para monitorá-los e como eles são empregados, temos um longo caminho a percorrer para manter as pessoas seguras.

Fonte: https://www.crowcon.com/blog



Gostou? compartilhe!

Whatsapp General Instruments Whatsapp General Instruments