Saiba mais
O gás refrigerante R-134a, cujo nome químico é tetrafluoroetano, é um HFC que substitui o R-12 em novas instalações.
Por ser um HFC, ele não causa danos à camada de ozônio, o que o coloca como um aliado no combate ao efeito estufa, uma situação preocupante que nosso planeta está atravessando e que causa muitos problemas para toda a humanidade.
Esse produto é bastante comum no dia a dia, estando presente nos:
- condicionadores de ar dos veículos,
- chillers industriais,
- refrigeradores domésticos,
- refrigeradores comerciais e de transporte.
A sua substituição ao R-12 se dá em função da descontinuidade da produção desse gás, atendendo ao Protocolo de Montreal, um tratado internacional que eliminou a produção e o consumo de substâncias responsáveis pelo aquecimento global.
Neste post, apresentaremos o gás refrigerante R-134a, suas características, aplicações e cuidados que precisam ser tomados para a sua utilização. Continue lendo nosso post e conheça detalhes a esse respeito!
O que é o gás refrigerante R-134a?
O gás refrigerante R-134a possui baixa toxicidade e não é inflamável quando está na presença de ar atmosférico em temperatura inferior a 100 °C e a pressão atmosférica.
Compatível com a maioria dos materiais, ele não é corrosivo, possuindo em seus vapores um odor levemente adocicado.
Em função da excelência do seu desempenho, como já mencionado, foi escolhido por muitos fabricantes como o substituto do R12.
Os vapores do R-134a são mais pesados do que o ar, portanto, tendem a se acumular perto do solo.
As embalagens desse gás devem ser armazenadas em lugares frescos e ventilados, além de longe das fontes de calor.
Quais são os perigos do gás refrigerante R-134a?
O gás R-134a não possui odor ou cor, logo, não é detectável por seres humanos, sendo necessário a instalação de detector de R-134a para garantir a segurança do ambiente em que se gás possa estar presente.
O R-134a, assim como outros gases halogenados, é um gás asfixiante. Isso quer dizer que possui a característica de ocupar o espaço do oxigênio no ambiente e, portanto, representa um perigo de asfixia.
Apesar da sua inflamabilidade acontecer apenas a temperaturas que ultrapassem os 100ºC, isso não é difícil de acontecer em locais onde os cuidados não são observados.
O gás refrigerante R-134a não pode estar presente em locais onde se encontram:
- fontes de ignição,
- fagulhas,
- chamas.
Todos os equipamentos utilizados no manuseio dessa substância precisam estar eletricamente aterrados.
Nos casos de vazamentos, é muito importante que seja impedida a entrada do vapor em redes de esgotos, sistemas de ventilação ou áreas confinadas.
Diante dessa realidade, não há outra maneira mais eficaz de tomar providências que não seja se precaver a respeito de possíveis problemas, ocasionados pelo acúmulo inadequado de gás em determinados ambientes.
Tenha mais segurança com o detector SMART 3-R
A maneira mais adequada para identificar a presença do gás refrigerante R-134a está em detectá-lo de forma antecipada e no exato momento em que algum vazamento ou problema possa estar acontecendo.
Para isso, é fundamental a utilização do detector SMART 3-R.
O detector de gás refrigerante SMART 3-R foi projetado para áreas não classificadas e é a melhor opção para a detecção de CFCs, HFCs, HCFCs e HFO.
É importante destacar que esse equipamento está em conformidade com os seguintes padrões:
- EN 378-3,
- EN 14624,
- EN 50676,
- IEC 60335-2-40 Annex LL,
- ISO 5149-3,
- F-Gas Regulation.
O equipamento possui um anel de luz LED multicolorido, fornecendo uma indicação visual do status do detector, quando em conjunto, um alarme sonoro é acionado para notificar qualquer falha ou condição que coloque em risco o ambiente.
Além da detecção dos gases refrigerantes, como CFCs, HFCs, HCFCs e até mesmo o HFO, o aparelho possui sensores imunes a alarmes falsos em função da presença de outros gases, variação de temperatura ou umidade.
Agora que você conhece mais sobre o gás refrigerante R-134a e sabe como não correr riscos desnecessários, entre em contato conosco caso ainda tenha alguma dúvida ou queira mais informações a respeito das nossas soluções!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!