
Saiba mais
Muitas pessoas não imaginam o quanto o gás etileno é importante para a sociedade e está presente no nosso dia a dia.
Essa substância é utilizada na produção de:
- combustível,
- anestésicos,
- fabricação de plásticos,
- amadurecimento de frutos,
- liquefação de gás natural, etc.
Ocorre que, apesar de todas as vantagens e possibilidades que facilitam a vida e geram conforto às pessoas, os ambientes onde esse gás está presente precisam ser monitorados, pois podem causar muitos problemas para aqueles que trabalham com essas substâncias.
Sua origem está associada ao gás natural, carvão e petróleo bruto e a exposição a essa substância pode causar dores de cabeça, tonturas, fadiga e confusão.
Para conhecer mais sobre os melhores detectores de etileno, continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Onde o gás etileno pode ser encontrado?
Como vimos, o gás etileno tem sua origem na extração de produtos minerais e sua aplicação surge a partir dos seus derivados, fazendo parte de produtos como:
- borracha sintética,
- plástico,
- inseticida,
- explosivo,
- solvente de tintas,
- vidro sintético,
- fumigante para o solo,
- removedor de manchas,
- couro sintético,
- adesivos, etc.
Além disso, conforme já mencionado, é utilizado para o amadurecimento de frutas e colabora para a queda das folhas das árvores, um processo natural.
É também o composto de maior utilização no setor químico industrial.
Isso significa que o gás etileno pode ser encontrado em diversos ambientes industriais, mas também na produção agrícola, portanto, é muito importante para o dia a dia de diversas operações, porém, extremamente perigoso.
Malefícios da inalação e contato com o etileno
É importante destacar que o etileno é um gás altamente inflamável, por isso todo o cuidado precisa ser tomado, pois ele pode causar perdas irreparáveis a partir de explosões e incêndios.
Além disso, por se tratar de um gás refrigerante, ele pode causar queimaduras pelo frio quando em contato com a pele e danificar o sistema respiratório se inalado.
Trata-se de um gás incolor e levemente adocicado com odor etéreo, apresentando as seguintes características:
- nome - eteno,
- número do CAS - 74-85-1,
- massa molar - 28,06 g/mol¹,
- fórmula molecular - C₂H₄,
- forma molecular - D2h,
- classificação toxicológica - extremamente inflamável (F+).
Além disso, a exposição longa a essa substância apresenta muitos riscos, pois se trata de um gás tóxico, cancerígeno e mutagênico.
Explore a variedade de detectores de etileno
A melhor maneira para evitar os problemas apontados anteriormente está em detectar a presença do etileno no momento em que sua concentração ultrapassa os limites recomendados e tomar as providências necessárias a respeito.
Para isso, existem muitas opções de detectores a disposição, como, por exemplo:
- Gasman,
- Detective+,
- Tetra 3,
- Xgard,
- TXgard-Plus,
- Flamgard-Plus.
Como se observa, existem diversas opções para que se possa controlar e monitorar a presença do gás de etileno nos mais diversos ambientes, cada qual, desenvolvido para objetivos específicos, atendendo às muitas necessidades e características.
Todos os produtos citados podem ser encontrados na General Instruments, uma empresa que atua nesse segmento desde o ano de 1989, oferecendo para o mercado soluções e tecnologias voltadas à detecção de gases tóxicos e inflamáveis, visando a segurança pessoal e patrimonial dos mais diversos empreendimentos.
Para saber mais a respeito dos detectores ou para solicitar um orçamento, entre em contato e passe a contar com uma empresa experiente, comprometida e que entende do assunto. Estamos prontos para conhecer as necessidades da sua organização e oferecer a melhor solução para a sua empresa!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!