Saiba mais
O detector de H₂S é um equipamento indispensável para garantir a segurança dos trabalhadores.
O sulfeto de hidrogênio, conhecido também como gás sulfídrico ou sulfidreto, é extremamente perigoso, não possui coloração e emite um forte odor de ovo podre.
Desse modo, os riscos que envolvem a sua inalação são sérios, por isso também recebe o apelido de gás da morte.
Infelizmente, os casos envolvendo acidentes com o H2S não são raros, como ocorrido em fevereiro deste ano na Refinaria Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, quando um profissional que desenvolvia atividades em um espaço confinado da REDUC e houve suspeita que seu desmaio foi em função da inalação do gás H2S.
Neste post, apresentaremos o detector de H₂S e a sua importância. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Afinal, o que é um detector de H2S?
O detector de H₂S é um equipamento especialmente preparado para identificar nos ambientes a presença do sulfeto de hidrogênio.
Esse gás é encontrado nos seguintes processos:
- refinamento de petróleo e minérios,
- biodegradação de animais,
- decomposição de material vegetal.
Isso significa que o gás é amplamente encontrado em setores que envolvem a exploração de petróleo, na agropecuária e também nas atividades pesqueiras.
O uso do detector de H₂S permite que operadores possam se precaver contra os perigos do gás, pois o equipamento mede a concentração existente em algum ambiente, evitando o contato e sinalizando para que providências sejam tomadas a esse respeito.
Como funciona esse tipo de detector?
Antes de entrarmos nos detalhes de funcionamento do detector de H₂S é importante saber que, além dos problemas causados pela inalação desta substância por ser um gás altamente tóxico, o sulfeto de hidrogênio é também inflamável.
Isso significa que pode causar explosões e quando em processo de queima é o responsável pelo surgimento de outros gases nocivos à saúde humana, como o dióxido de enxofre.
Também vale o registro que o anexo XI da NR-15, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Previdência, prevê que a exposição a esse gás nas jornadas de 48 horas semanais não pode ultrapassar a 8 ppm (partes por milhão).
O detector de H₂S funciona a partir de sensores eletroquímicos que detectam e medem a presença do gás sulfídrico.
Essa situação é possível quando ocorre a combinação do H₂S com materiais utilizados no sensor, criando uma pequena corrente elétrica que é ampliada e medida pelo equipamento.
Diante de qualquer anormalidade, o detector emite sinais que orientam os usuários a abandonarem o ambiente para que providências possam ser tomadas a esse respeito.
Onde encontrar o detector de H2S?
O detector de H₂S, como se observa, é fundamental para a segurança das pessoas, utilizada como uma ferramenta que pode evitar graves acidentes.
A maneira ideal para sua contratação é buscar as melhores alternativas junto a especialistas que conheçam a respeito e em empresas que trabalham com equipamentos reconhecidos internacionalmente.
Esse é o caso da General Instruments, uma empresa que atua desde 1989 no segmento de detecção de gases e que oferece soluções tecnológicas visando a segurança pessoal e patrimonial de milhares de empreendimentos em todo o Brasil.
Além da distribuição das melhores soluções para detecção de gases, possuímos também um moderno Laboratório de Calibração, acreditado pela Cgcre/Inmetro de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025.
Agora que você sabe detalhes sobre o detector de H₂S, acesse nosso site, conheça a estrutura e as soluções que disponibilizamos ao mercado, garantindo segurança e o cumprimento da legislação vigente!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!