Saiba mais
Uma das maiores dúvidas de profissionais que atuam em locais perigosos e com riscos é saber qual o melhor local do corpo para portar o detector de gás portátil.
O monitoramento de gases exige cuidados e é uma medida que pode salvar vidas e evitar riscos, portanto, todo o cuidado deve ser tomado com relação às possíveis exposições.
O detector, se colocado em local inapropriado, pode não identificar ou ainda passar uma informação errônea em termos de medição de gases prejudiciais à saúde.
Costumeiramente, o local que parece ser o mais apropriado para se usar o detector portátil é o cinto. Imagina-se que, tal qual o celular, que muitos carregam pendurado no cinto, ali também deve ser fixado o equipamento pela facilidade de movimentação.
No entanto, essa não é a melhor ideia.
Nesse post vamos apresentar informações úteis e que podem fazer toda a diferença para a saúde dos trabalhadores quanto a identificar o local apropriado para portar o detector de gás portátil. Continue lendo e confira!
Qual a importância de escolher um bom local para usar o detector de gás portátil?
O local a ser escolhido para usar o detector de gás portátil é muito importante, já que pode salvar a vida do trabalhador.
O detector precisa ficar em um local onde seja possível enxergar o display, escutar o alarme e, o mais importante, onde o equipamento possa fazer a medição de maneira adequada do gás do ambiente.
Se o acesso ao detector de gás for dificultado ou ainda se as informações não estiverem de acordo com a realidade do ambiente, sérios problemas de saúde podem ocorrer.
Vale lembrar que alguns gases são altamente tóxicos e podem levar a óbito.
Qual o melhor local para usar o detector de gás portátil?
Foi muito comum usarem detectores de gás portáteis para a medição de gases mais densos que ar em regiões baixas como na cintura ou até mesmo na bota.
A detecção destes gases poderia ser até mais rápida, porém torna-se mais difícil a leitura do visor e também há o risco de não ouvir o alarme, principalmente em ambientes de trabalho barulhentos.
O melhor local para utilizar o detector de gás portátil é junto à zona de respiração do profissional, portanto, próximo ao nariz e a boca.
Caso você não esteja familiarizado com o termo, a zona de respiração, conforme a OSHA, corresponde a uma área com raio de aproximadamente 25 centímetros do nariz e da boca.
O detector colocado na cintura (cinto) ou em local distante das vias respiratórias pode apresentar uma informação que não condiz com a realidade próxima dessa zona.
Em determinados ambientes e condições, o nível de gás se modifica rapidamente e se o equipamento não estiver colocado em local adequado, a quantidade indicada pode não refletir com a realidade da zona de respiração.
Os locais recomendados para a fixação do detector estão localizados na:
- lapela,
- colarinho,
- bolso no peito da camisa.
Todo o cuidado para que o equipamento não caia e sofra danos deve ser tomado e, se isso acontecer, o profissional necessita retornar imediatamente ao seu posto para a troca do detector.
Como escolher o melhor fornecedor de detector de gás portátil?
Outro ponto fundamental a ser observado é a escolha do fornecedor e do equipamento correto para os locais em que serão realizados os trabalhos.
De nada vale todos os cuidados se os equipamentos não forem confiáveis.
O monitoramento de gases é fundamental em determinadas profissões e, inclusive, previsto em legislação.
Portanto, é preciso que o fornecedor dos detectores tenha experiência e dê toda a assistência necessária.
Também é de grande importância que o fornecedor possua laboratório para a calibração dos equipamentos para que os mesmos estejam de acordo com as normas e dentro dos padrões de segurança, além de oferecer serviços de assistência técnica.
Se você precisa de mais informações e detalhes sobre o local ideal para usar o detector de gás portátil, contate a General Instruments, empresa especializada na comercialização, assistência técnica, calibração e treinamento para a utilização de detectores de gás.
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!