Saiba mais
O detector de NO₂ é um equipamento desenvolvido para monitorar o dióxido de nitrogênio, um gás bastante comum que possui características tóxicas e um forte cheiro.
Nas grandes cidades, percebe-se em muitas ocasiões um céu com um tom de marrom.
Isso ocorre em função da abundância de veículos que emitem essa substância na atmosfera, poluindo o ar e sendo um dos grandes responsáveis por aquilo conhecido como chuva ácida.
A chuva ácida, por sua vez, ao cair na superfície, é uma das responsáveis pela contaminação dos alimentos, alterando inclusive a composição química do solo, portanto, é um problema sério que é agravado a partir da emissão de partículas emitido por indústrias que trabalham com fornos em temperaturas elevadas.
Deseja conhecer detalhes do detector de NO₂ e como esse equipamento é importante para o dia a dia das operações industriais? Continue a leitura e confira!
Explicação sobre NO₂ e características do gás
O nitrogênio (N) e o oxigênio (O) reagem formando quimicamente o que é conhecido como monóxido de nitrogênio (NO), além de outros gases de óxidos nítricos. O NO é oxidado na atmosfera pelo O₂, formando o dióxido de nitrogênio.
Quando esse gás é inalado por um longo período, provoca sérios danos à saúde das pessoas e animais, causando sérios malefícios ao organismo.
Perigos envolvendo NO₂
O detector de NO₂ foi projetado exatamente para monitorar a presença desse gás em quantidades nocivas ao ser humano.
Quando inalado, esse composto aumenta a sensibilidade à asma e à bronquite, gerando riscos para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Isso significa que pessoas que possuem esse tipo de problema não podem trabalhar em ambientes onde exista uma exposição a esse gás, uma vez que as altas concentrações do dióxido de nitrogênio tendem a provocar:
- pneumonia químicaretardada,
- edema pulmonar,
- irritação da mucosa do nariz,
- danos severos aos pulmões.
Também é importante saber que pessoas que estejam expostas de forma contínua a esse gás podem sofrer com uma diminuição permanente das funções pulmonares, portanto, trata-se de uma exposição que precisa ser evitada, quando em proporções que ultrapassem o recomendado.
Aplicações que utilizam NO₂
Além dos veículos automotores que são grandes sintetizadores artificiais dos óxidos de nitrogênio, o problema também é encontrado em:
- usinas termelétricas,
- siderúrgicas,
- fábricas de papel,
- todo ambiente onde existam motores de combustão interna.
Com relação às fontes naturais, o composto é gerado a partir dos incêndios florestais, calor gerado por relâmpagos e nas atividades microbianas do solo.
Essa substância tem um grande valor para a produção industrial do ácido nítrico (HNO3), cuja produção chega a milhões de toneladas todos os anos para a fabricação de produtos fertilizantes, sendo uma necessidade para a produção de alimentos.
Tecnologia para detecção de NO₂
Diante de toda essa realidade, o detector de NO₂ passa a ser necessário para todos os ambientes onde os riscos de contaminação possam ocorrer.
Para isso, existem tecnologias que foram desenvolvidas visando monitorar e apontar em tempo hábil a presença desse gás nos mais diversos ambientes.
Um exemplo para isso é o detector Gas-Pro, um equipamento portátil voltado a ambientes confinados, onde se torna necessário uma análise preliminar para garantir a segurança dos trabalhadores na realização das suas tarefas.
A tecnologia eletroquímica é bastante comum e uma excelente opção para o monitoramento de ambientes, onde uma reação química mede a concentração de determinado gás, emitindo sinais elétricos quando localizado o problema.
Detector Xgard
O detector de NO₂ Xgard, fabricado pela Crowcon, é outro exemplo de sucesso no processo de monitoramento de gás.
Trata-se de uma linha de detectores de ponto fixo que devem ser instalados estrategicamente em ambientes onde os riscos efetivamente existem.
A sua qualidade possibilita o monitoramento de gases tóxicos, inflamáveis e oxigênios, onde o dióxido de nitrogênio é imediatamente perceptível a partir dos sensores que utilizam a tecnologia eletroquímica, mencionada anteriormente.
Agora que você conhece mais sobre o detector de NO₂, vale a pena entrar em contato com a General Instruments para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento. Estamos a postos para entender a demanda da sua empresa e indicar a melhor solução para o seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!