Saiba mais
O detector de CH₄ é um equipamento indispensável nos locais onde possa existir concentração de gás metano.
O metano é um gás incolor e inodoro conhecido por suas propriedades energéticas.
Segundo o professor Liu Yi, do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciência, o CH₄ é o principal gás de efeito estufa não-dióxido de carbono.
Além dessa séria ameaça para a nossa atmosfera, pode causar:
- explosões e incêndios,
- asfixia,
- perda de consciência,
- mortes.
Neste post, apresentaremos o detector de CH₄, um importante instrumento para o controle de concentração de metano e responsável por salvar vidas e evitar prejuízos de ordem material. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Quais as aplicações do gás metano (CH₄)?
O gás metano é encontrado nos seguintes ambientes:
- aterros sanitários e lixões,
- produção de gado,
- processos industriais,
- vulcões,
- extração de petróleo,
- produção de combustíveis fósseis (carvão), etc.
O CH₄ é utilizado como matéria-prima na fabricação de dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno.
Também faz parte de uma variedade de componentes eletrônicos e no Brasil vem sendo utilizado como combustível alternativo em veículos de transporte, como ônibus e caminhões.
Diante de toda essa realidade, não fica difícil imaginar a necessidade e importância da utilização de detectores de CH4, evitando acidentes e consequências irreparáveis.
Por que é importante a utilização de detector de CH₄?
A importância na utilização de detector de CH₄, se deve a característica inflamável do gás metano.
O CH4 é um gás inodoro e incolor, logo é difícil de ser identificado. A utilização de detector de CH4 é primordial para monitoramento da atmosfera e dos pontos prováveis de vazamento, afinal, o vazamento deste gás pode representar um risco explosivo.
Desse modo, os detectores fixos de CH4 possuem um importante papel nas indústrias através do monitoramento contínuo do ambiente, evitando assim a formação de uma atmosfera explosiva.
A tecnologia presente no detector de CH4 permite uma rápida identificação dos vazamentos, desde que sejam instalados corretamente (levando em conta a sua densidade e proximidade aos pontos prováveis de vazamento), mitigando os riscos de danos ao patrimônio e aos colaboradores.
Quais as tecnologias disponíveis para detecção de CH₄?
Por maior experiência que alguém possa apresentar em qualquer atividade humana, os erros acontecem e a ausência de detectores de CH4 pode ser fatal e causar sérios prejuízos, uma vez que esse composto é incolor e inodoro.
Os gases inflamáveis são aqueles que, quando estão dentro de sua faixa de inflamabilidade, podem entrar em combustão se houver alguma ignição.
Levando isso em conta, para uma maior segurança, os detectores de CH4 operam abaixo do Limite Inferior de Explosividade (LIE ou LEL), ou seja, antes da atmosfera ser explosiva.
Existem duas tecnologias de sensoriamento confiáveis para a detecção de gases inflamáveis: infravermelha e catalítica.
Sensor Infravermelho
O sensor infravermelho possui uma tecnologia desenvolvida para ambientes em que há possibilidade de uma alta concentração de gás inflamável.
O método de detecção deste sensor mede o nível de gás em dois comprimentos de ondas diferentes:
- absorvendo o gás,
- não absorvendo o gás.
Uma excelente vantagem desta tecnologia é a longa vida útil do sensor, uma vez que ele não sofre saturação por altas concentrações de gases inflamáveis.
Sensor catalítico
O sensor catalítico é amplamente utilizado para detecção de gases inflamáveis devido a seu baixo custo de aquisição.
Este sensor é formado por um circuito de duas bobinas, sendo que uma é impregnada de catalisador e a outra inibe a oxidação.
A oxidação do gás resulta em um aumento da temperatura e, consequentemente, um desequilíbrio no circuito, gerando a leitura do gás inflamável.
O uso desses equipamentos precisa fazer parte do dia a dia de toda operação que oferece algum risco aos colaboradores, visitantes e ao próprio espaço físico.
Agora que você sabe mais a respeito do detector de CH₄, no entanto, deseja mais informações, faça contato com a General Instruments e conte com especialistas para esclarecer suas dúvidas!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!