Rua Luís Vaz de Camões, 595 - Mairiporã-SP 11 4419-8400

Item adicionado ao orçamento


Em qual região do corpo devemos usar o detector de gás?

Gostou? compartilhe!

Em qual região do corpo devemos usar o detector de gás?

Saiba mais

Uma das maiores dúvidas de profissionais que atuam em locais perigosos e com riscos é saber qual o melhor local do corpo para portar o detector de gás portátil.

 

monitoramento de gases exige cuidados e é uma medida que pode salvar vidas e evitar riscos, portanto, todo o cuidado deve ser tomado com relação às possíveis exposições. 

 

O detector, se colocado em local inapropriado, pode não identificar ou ainda passar uma informação errônea em termos de medição de gases prejudiciais à saúde.

 

Costumeiramente, o local que parece ser o mais apropriado para se usar o detector portátil é o cinto. Imagina-se que, tal qual o celular, que muitos carregam pendurado no cinto, ali também deve ser fixado o equipamento pela facilidade de movimentação.

 

No entanto, essa não é a melhor ideia.

 

Nesse post vamos apresentar informações úteis e que podem fazer toda a diferença para a saúde dos trabalhadores quanto a identificar o local apropriado para portar o detector de gás portátil. Continue lendo e confira!

 

Qual a importância de escolher um bom local para usar o detector de gás portátil?

 

O local a ser escolhido para usar o detector de gás portátil é muito importante, já que pode salvar a vida do trabalhador.

 

O detector precisa ficar em um local onde seja possível enxergar o display, escutar o alarme e, o mais importante, onde o equipamento possa fazer a medição de maneira adequada do gás do ambiente. 

 

Se o acesso ao detector de gás for dificultado ou ainda se as informações não estiverem de acordo com a realidade do ambiente, sérios problemas de saúde podem ocorrer.

 

Vale lembrar que alguns gases são altamente tóxicos e podem levar a óbito.

 

Qual o melhor local para usar o detector de gás portátil?

 

blog

 

Foi muito comum usarem detectores de gás portáteis para a medição de gases mais densos que ar em regiões baixas como na cintura ou até mesmo na bota. 

 

A detecção destes gases poderia ser até mais rápida, porém torna-se mais difícil a leitura do visor e também há o risco de não ouvir o alarme, principalmente em ambientes de trabalho barulhentos.

 

O melhor local para utilizar o detector de gás portátil é junto à zona de respiração do profissional, portanto, próximo ao nariz e a boca.

 

Caso você não esteja familiarizado com o termo, a zona de respiração, conforme a OSHA, corresponde a uma área com raio de aproximadamente 25 centímetros do nariz e da boca.

 

O detector colocado na cintura (cinto) ou em local distante das vias respiratórias pode apresentar uma informação que não condiz com a realidade próxima dessa zona.

 

Em determinados ambientes e condições, o nível de gás se modifica rapidamente e se o equipamento não estiver colocado em local adequado, a quantidade indicada pode não refletir com a realidade da zona de respiração.

 

Os locais recomendados para a fixação do detector estão localizados na:

  • lapela,
  • colarinho,
  • bolso no peito da camisa.

 

Todo o cuidado para que o equipamento não caia e sofra danos deve ser tomado e, se isso acontecer, o profissional necessita retornar imediatamente ao seu posto para a troca do detector.

 

Como escolher o melhor fornecedor de detector de gás portátil?

 

blog

 

Outro ponto fundamental a ser observado é a escolha do fornecedor e do equipamento correto para os locais em que serão realizados os trabalhos.

 

De nada vale todos os cuidados se os equipamentos não forem confiáveis. 

 

monitoramento de gases é fundamental em determinadas profissões e, inclusive, previsto em legislação.

 

Portanto, é preciso que o fornecedor dos detectores tenha experiência e dê toda a assistência necessária.

 

Também é de grande importância que o fornecedor possua laboratório para a calibração dos equipamentos para que os mesmos estejam de acordo com as normas e dentro dos padrões de segurança, além de oferecer serviços de assistência técnica.

 

Se você precisa de mais informações e detalhes sobre o local ideal para usar o detector de gás portátil, contate a General Instruments, empresa especializada na comercialização, assistência técnica, calibração e treinamento para a utilização de detectores de gás.

 

(Imagens: divulgação)



Gostou? compartilhe!

Whatsapp General Instruments Whatsapp General Instruments